A companheira sulista Julia Frois, militante do PCO, foi pela primeira vez ao acampamento da AJR e deixou seu relato para o Diário da Causa Operária, contando, de maneira resumida, como foi uma experiência incrível e marcante para a sua vida.
De acordo com a Julia, ela já tinha ouvido relatos de militantes do partido a respeito da universidade, portanto tinha uma certa noção de como seria; no entanto, nada se compara a vivenciar a atividade, que é qualitativamente diferente de qualquer coisa.
Ela também descreveu o lugar e citou os passeios, como a ida ao Pico do Jaraguá e o passeio ao Museu do Ipiranga, em sua declaração, demonstrando que foram atividades marcantes, que farão parte de sua memória.
“Essa foi a minha primeira Universidade de Férias, e foi incrível! Eu já imaginava mais ou menos o que seria por conta dos relatos de outros companheiros, mas vivenciar tudo aquilo foi algo sem igual. Desde o local com uma área aberta e gigante, parque, piscina, barracas, até as atividades em grupo como o torneio de futebol, a trilha até o pico do Jaraguá, o passeio no Museu do Ipiranga… Foi tudo muito bom, as comidas, as atividades e, obviamente, o curso, que foi de altíssima qualidade e que todos mundo que tem a oportunidade deveria assistir”, disse a camarada Julia.
Vale ressaltar a última parte de sua citação, em que ela propagandeia o curso, chamando todos a assistirem: o curso continua disponível on-line, na plataforma da Universidade de Férias, para quem tiver interesse em adquiri-lo e se desenvolver na discussão a respeito do identitarismo e de como o imperialismo atua com seu complexo ideológico no Brasil e no mundo.