O ativista em defesa da Palestina Norman Finkelstein fez duras críticas ao ex-candidato à presidente dos EUA Bernie Sandres. Finkelstein é conhecido por seus livros denunciando o sionismo, como a sua denúncia do uso do holocausto pelo lobby sionista em seu livro A Indústria do Holocausto. Sobre Sanders ele afirmou no texto publicado no Opera Mundi, Uma resposta a Bernie Sanders:
“O povo de Gaza era um povo em meio ao fogo do inferno, e agora é um povo em meio ao fogo do inferno com o selo de aprovação de Bernie Sanders. (…) Bernie disse nessa entrevista que se opunha ao cessar-fogo. E sua justificativa para se opor ao cessar-fogo foi que o Hamas queria destruir Israel e, portanto, o Hamas precisa ser destruído.”
Está aí o argumento de todo espectro político dos pró-imperialistas, a guerra deve continuar até a destruição do Hamas. O genocídio da Palestina é justificável pois um grupo de palestinos ousa resistir, essa é a brutalidade imperialista.
Finkelstein conclui seu texto: “Agora, quando o senhor se opõe a um cessar-fogo neste momento, o senhor está, de fato, dando carta branca a Israel para continuar a atacar indiscriminadamente a infraestrutura civil e a população civil de Gaza, 1 milhão dos quais, ou 1.100.000 deles, são crianças. O senhor se tornou um monstro moral. E não diga “é claro que eu me oponho a isso”. É claro que você se opõe a isso. E você acha que Israel vai parar de fazer isso porque Bernie Sanders diz para fazer? Você acha que, de repente, agora eles vão parar de atacar hospitais – hospitais, no plural –, você acha que eles vão parar de atacar ambulâncias? Você acha que eles vão parar de atacar residências de civis? As moradias, as casas dessas pessoas, 70% das quais descendentes de pessoas que já perderam suas casas em 1948, agora as perderam novamente. Os 50% que são crianças não têm mais um teto sobre suas cabeças. Os pequenos brinquedos que tinham, as fotos de família que guardavam, tudo agora está sob escombros. E enterradas sob os escombros, ainda há milhares de crianças, e o senhor acabou de dar sinal verde para continuar a destruição de Gaza. Era um povo em meio ao fogo do inferno, e agora é um povo em meio ao fogo do inferno com o selo de aprovação de Bernie Sanders. Que vergonha lamentável.”