Na semana que antecede o XIV Congresso Nacional da CUT e num momento de enorme importância para o movimento operário, nós do PCO e da Corrente Sindical Nacional Causa Operária (CSNCO), estamos convocando para São Paulo, a II Conferência Sindical Nacional da Causa Operária.
Vamos reunir dirigentes e militantes não apenas de nossa Corrente, mas simpatizantes e ativistas interessados em conhecer e debater o programa e as propostas para impulsionar a luta dos trabalhadores no próximo período, bem como ter uma atuação comum com a CSNCO. Companheiros de outros setores da CUT também serão bem-vindos.
Vamos realizar um amplo e democrático debate, para compreender melhor a situação atual e sobre as tarefas que se colocar para a próxima etapa que será de lutas ainda maiores.
A Conferência é uma necessidade diante da evolução da crise em todo o mundo, com a clara perda de autoridade política, econômica e militar dos países ricos e acontecimentos da maior importância como as derrotas militares dos EUA (Afeganistão, Síria, Ucrânia etc.), bem como o levante de países africanos contra a dominação semi colonial da França e outros, que apontam em direção à reversão da política neoliberal que o imperialismo impôs ao mundo.
A decadência imperialista ficou evidente, também nessa semana, no enfrentamento realizado pelo presidente Lula que, falando em nome do Brasil e dos demais países pobres, criticou os “países ricos”, cobrou e denunciou o neoliberalismo e a política de bloqueio contra Cuba e outros países e defendeu a soberania dos países de nosso continente e de todo o Mundo contra as agressões imperialistas.
A crise avança em direção a um verdadeiro colapso e também a uma reação de larga escala dos trabalhadores e dos povos oprimidos de todo o mundo.
O movimento operário tende a superar a atual etapa de paralisia, enfrentando o enorme retrocesso político no interior do movimento sindical, como se vê no caso da espetacular greve das montadoras dos EUA nos últimos dias.
Em nosso País, depois da importante vitória com a eleição de Lula, seu governo sofre um enorme bloqueio por parte da burguesia golpista (de fora e de dentro do governo) que busca impedir o avanço no sentido do atendimento das reivindicações populares, como também cassar os direitos democráticos e trabalhista de todo o povo explorado.
É preciso armar os setores mais combativos e conscientes do ponto de vista político e sindical para a situação que se aproxima; fazer um amplo debate e trabalho de esclarecimento, para preparar a intensa luta que vem pela frente.
Esse é o principal objetivo do evento que vamos realizar.
Para se inscrever e participar, acesse: https://forms.gle/P5ZgTTNc5fpZrC1z5 ou entre em contato pelos telefones: (14) 997280289, (61) 982007386, (81) 988754242, (11) 983440068.

Esperamos você na nossa Conferência e nas lutas que temos pela frente.