Dilma Rousseff, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o chamado Banco dos BRICS, participará hoje (26) das atividades da 2ª Cúpula Rússia-África – Fórum Econômico e Humanitário em São Petersburgo, na Rússia.
Na ocasião, Dilma deve se reunir com Vladimir Putin, presidente da Rússia, e com Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, em encontros bilaterais.
A ex-presidenta brasileira fará um discurso na sessão plenária do fórum dirigindo-se a chefes de Estado e outras autoridades de países africanos. O encontro deve preparar a próxima Cúpula dos BRICS, que acontecerá em agosto deste ano, na África do Sul.
Dilma Vana Rousseff nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 14 de dezembro de 1947. Formada em economia, atuou na Companhia Vale do Rio Doce e no governo estadual de Minas Gerais antes de ingressar na política. Foi ministra de Minas e Energia e chefe da Casa Civil durante a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2010, foi eleita presidente do Brasil, sendo reeleita em 2014. Dilma foi derrubada por um golpe oriundo de um processo de impeachment articulado pela direita nacional a serviço do imperialismo.
Cyril Ramaphosa é uma das principais lideranças políticas da África do Sul, tendo atuado como empresário, sindicalista e ativista pelos direitos humanos antes de se tornar presidente do país em 2018.