O Reino Unido, por meio da National Grid (operadora da rede elétrica britânica), está preparando a reativação de antigas usinas movidas a carvão a partir de hoje, dia 24 de janeiro.
Com a chegada do inverno e no meio da crise energética que se abate sobre a maioria dos países imperialistas europeus, as autoridades britânicas decidiram ativar suas usinas de carvão para operar sob uma espécie de contrato de contingência de inverno.
A National Grid, através de suas redes sociais, informou que além da ativação das usinas, será oferecido um incentivo para a redução do consumo de energia em horários de pico.
A mídia britânica informou que a National Grid quer que as pessoas desliguem seus aparelhos que consomem muita energia, como máquinas de lavar e videogames durante o horário de alto consumo.
A empresa planeja pagar cerca de 6 libras por quilowatt-hora que os cidadãos economizarem, para evitar cortes de energia.
A chegada do inverno também agrava a situação, tendo em vista que temperaturas abaixo de zero foram registradas em grande parte do Reino Unido nos últimos dias, com avisos emergenciais de climas severos para neve e gelo.
No final do ano passado, a National Grid informou que residências britânicas podem enfrentar cortes de energia de três horas neste inverno, principalmente se o país estivesse enfrentando problemas de cortes de gás com a Rússia. Amedrontados pelo inverno, o Reino Unido aprovou ainda em dezembro de 2022 a construção da primeira mina de carvão em décadas, sinal claro de uma crise provocada pelos ataques imperialistas à Rússia num momento de clara decadência e fraqueza.
É curioso lembrar que Londres aprovou leis exigindo que todas as emissões de gases que eram o efeito estufa sejam zeradas até 2050, o que denuncia a imensa hipocrisia dos países imperialistas com relação à defesa ambiental. Quando se trata dos países pobres e explorados, são severos e buscam a intervenção a todo custo, mas quando o problema é em seu próprio jardim, eles não dão a mínima e apelam para qualquer meio que gere energia de fato.
O importante destaque que podemos absorver desse evento é a verdadeira fragilidade do imperialismo, que está sendo colocado contra a parede após seus sucessivos ataques à Rússia. O conflito da Otan contra a Rússia, realizado na forma de uma guerra de procuração usando a Ucrânia como zona de guerra, está custando cada vez mais caro para as potências ocidentais europeias, dependentes do gás russo como fonte energética.