Uma dica de cinema para todos que gostam de bons filmes e querem ter acesso a obras especiais gratuitamente.
O Centro de Cultura Popular da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES) é representante, no Brasil, da agência de filmes criada na União Soviética em 1924, a Mosfilm.
A princípio, o CPC-UMES vende o catálogo da agência, com filmes legendados e restaurados, em DVD em seu site. Mas, desde a pandemia, tem mantido, em seu canal do YouTube, uma programação imperdível e gratuita aos finais de semana.
De sexta-feira, 19h, até domingo, também 19h, é possível assistir a um filme escolhido pela equipe curadora do canal, como se fosse uma sessão de cinema.
Tenho acompanhado religiosamente as exibições nos últimos meses e posso dizer uma coisa: não tem como se arrepender.
Cada filme é excelente e mostra um pouco da vida da União Soviética, com obras importantes, de diretores consagrados.
Nos dois últimos finais de semana, o canal exibiu Libertação, uma série de cinco filmes lançados entre 1969 e 1972, dirigidos por Yuri Ozerov.
Trata-se de uma monumental representação da contra-ofensiva soviética na II Guerra Mundial a partir da Batalha de Kurzk até a tomada do Reichstag em Berlin.
Ter a oportunidade de assistir a uma obra como essa é poder confrontar pontos de vista diferentes sobre o que aconteceu no conflito.
Somos muito acostumados a assistir somente a filmes da Europa ocidental e dos Estados Unidos sobre a II Guerra, o que é uma falha.
A obra soviética mostra como esses países foram coniventes com o nazismo como força que poderia destruir o socialismo soviético e mantiveram uma atitude ambígua durante toda a duração da Guerra.
Além disso, a obra tem o mérito de mostrar, de maneira didática, como foram as estratégicas e táticas do exército soviético para derrotar os alemães, com encenações das principais batalhas.
Ozerov utiliza mais os recursos épicos (no sentido que Brecht dá ao termo) do que o mero exercício melodramático que poderia se esperar da obra.
Não deixa, no entanto, de elencar alguns personagens que acompanhamos ao longo dos cinco filmes, com momentos de humor e romance.
Além dos personagens históricos, que são apresentados tomando decisões sobre o conflito, como Hitler, Stálin, Churchill e Roosevelt.
No canal do CPC-UMES, a média de audiência de cada filme revela que há um público ávido no Brasil pela oportunidade de ter acesso a essas obras. Em média, cerca de duas mil pessoas acompanham as exibições semanais.
Para não perder o próximo, visite este link: https://www.youtube.com/results?search_query=CPC+Umes