O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, anunciou nessa sexta (22), um acordo firmado com o governo dos EUA para a produção bélica:
“Encontrei-me com o presidente [Joe] Biden e sua equipe. Há um novo pacote de defesa: defesa aérea, artilharia, projéteis, equipamentos de engenharia. Existe, também, um acordo de longo prazo. Trabalharemos em conjunto para a Ucrânia produzir as armas necessárias juntamente com os Estados Unidos”, disse o mandatário ucraniano em seu canal no Telegram.
“Uma nova base industrial”, acrescentou Zelensky, enfatizando o ganho econômico para um país arrasado, “novos empregos para ambas as nossas nações. Em particular, a Ucrânia poderá produzir sistemas de defesa aérea. Estamos nos preparando para criar um novo ecossistema de defesa em conjunto com os Estados Unidos, a fim de produzir armas que reforcem ainda mais a liberdade e a proteção da vida comunitária.”
O líder ucraniano destacou ainda a reunião que teve com os congressistas do principal fomentador do conflito, destacando as “conversas muito francas”, um eufemismo indicando que Zelensky ouviu poucas e boas dos patrões, que apesar do otimismo demonstrado pelo ucraniano, se recusaram a aprovar mais envio de dinheiro.