Segundo um balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, quase 700 mil pessoas foram afetadas direta e indiretamente pelas chuvas intensa registradas desde 15 de novembro no estado. Somente na últimas semana, o número passou de 474.136 para 673.188 pessoas.
Além disso, a quantidade de municípios que reportaram danos e ocorrências aumentou de 208 para 221. O número de pessoas em abrigos públicos, porém, caiu de 3.545 para 2.685.
Cabe ressaltar que, segundo a meteorologia, a quantidade de chuva registrada durante o período da primavera, entre setembro e novembro, bateu recordes e superou volumes que são esperados durante um ano inteiro no estado. Entre os três meses, foram registrados volumes que chegam a 1.500 milímetros de precipitações em algumas regiões gaúchas.
A previsão do tempo indica que, em dezembro, a situação permanecerá a mesma. Não só o Rio Grande do Sul, como também parte de Santa Catarina e do Paraná devem ficar este mês com chuva acima da média, com acumulado próximo a 300 milímetros.