Faixas pedindo o fim da tutela militar e a liberdade para José Rainha, dezenas de pessoas correndo para serem as primeiras a se credenciar e Antônio Carlos Silva gravando o programa Resumo do Dia diretamente da Quadra dos Bancários. Foi assim, com muita agitação, que aconteceram os preparativos para a 3ª Conferência Nacional dos Comitês de Luta, que terá sua abertura oficial na manhã de hoje (10).
A equipe do Diário Causa Operária acompanhou desde o início da tarde a movimentação na Quadra dos Bancários. Nilsa Ramos, do Pontal do Paraná, foi uma das primeiras a chegar:
“Participo do Comitê Lula Presidente, do Pontal do Paraná, e do Comitê de Resistência Carijós, de Paranaguá, onde atuam os companheiros Emmanuel, Féris, Esmeralda e muitos outros. No comitê, a gente tem trabalhado com a população local, panfletando, conversando com o pessoal”.
Ao ser perguntada sobre as expectativas para a Conferência, a companheira afirmou que:
“A importância, para mim, é essa socialização que a gente está fazendo aqui. Os companheiros conversando, todo mundo se conhecendo, a gente trocando bastante informação… É muito importante até para que depois possamos explicar para a população o que está acontecendo, o porquê de as coisas estarem dessa forma… É importante para que a gente possa entender, por exemplo, que o governo Lula não é um governo pró-imperialista, que ele foi obrigado a trabalhar com essa frente ampla, com esses ministros direitistas, mas que a gente vê que ele tem reagido bastante contra o imperialismo norte-americano, mas que tem enfrentado bastante resistência dos ministros.
Inclusive, agora, com essa descoberta do petróleo na Foz do Rio Amazonas, a gente vê a ministra do meio Ambiente não querendo que a gente explore o petróleo. E daí já vem aquela pergunta: qual país que nega a exploração de petróleo? Num país como o Brasil, que tem tanta miséria, tanto desemprego, a gente não consegue entender realmente essa irresponsabilidade de uma ministra.
Mas a gente espera uma reação forte do presidente, que diga ‘não, eu que mando aqui’ e explore o petróleo.
A nossa expectativa a é essa, de compartilhar as informações, de participar das mesas temáticas. Estou dividida entre participar da Mesa sobre a Luta pela Terra e a Mesa sobre Economia. Eu espero que essa Conferência traga uma união da esquerda entre sindicatos, entre comitês de luta e até partidos políticos. Todo mundo está querendo sair às ruas”.
Integrando a equipe do credenciamento, a companheira Julia Scalvenzi nos resumiu como foram os trabalhos da sexta-feira:
“Hoje foi um dia muito bom, já chegou muita gente, apesar de as caravanas estarem chegando amanhã. Já chegou gente do Amapá, do Rio de Janeiro, de Minas, do Paraná… A gente está aqui trabalhando para fazer a entrada do pessoal o mais tranquilo possível e esperamos que seja uma grande conferência”. Ainda dá tempo de se inscrever? “Com certeza. Se a pessoa quiser fazer a inscrição diretamente, pode fazer, não tem problema nenhum”.
Os companheiros da Loja do PCO também fizeram questão de chegar cedo, montando logo a sua banca. Com canecas de Karl Marx, camisas de Che Guevara e várias edições do Dossiê Causa Operária, os companheiros ficarão durante todo o evento.
À nossa equipe, Francisco Weiss falou um pouco sobre uma nova publicação do Partido da Causa Operária, que estará sendo vendida na banca:
“A revista Textos , que será uma revista mensal de teoria do PCO, tem no seu primeiro exemplar a capa com o título “Como Getúlio, Lula volta nos braços do povo. Essa edição você encontra aqui, na banca do PCO na Conferência”.
Companheiros da Loja do PCO já montaram sua banca estão na Quadra dos Bancários pic.twitter.com/UClShnspp3
— DCO – Diário Causa Operária (@DiarioDCO) June 10, 2023
A abertura oficial está prevista para 11h de hoje. Às 11h30, terá início a primeira mesa temática, que tratará da luta pela terra.
Mais de mil pessoas são esperadas para o evento hoje. Entre elas, companheiros das ocupações de São Paulo e caravanas do Nordeste, do Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina e Brasília.
Confira como foram os preparativos de ontem para a 3ª Conferência Nacional dos Comitês pic.twitter.com/2vIiNfqw5g
— DCO – Diário Causa Operária (@DiarioDCO) June 10, 2023