Por quê estou vendo anúncios no DCO?

Lula mobiliza os trabalhadores

Brasil seguirá caminho da China?

A visita de Lula e o impacto no movimento operário do mundo.

Lula na China causa grande repercussão internacional e renova a esperança de todos aqueles países que buscam alternativa comercial para além do petrodólar. Na visita, Lula, conforme correspondente internacional informa, “falou no modo solto, sem supervisão de ninguém… e denunciando a crise financeira no mundo, ressaltando a importância de um banco que financia o desenvolvimento dos BRICS e outros países pobres como Argentina, Argélia, Irã. Isso tem deixado o imperialismo de cabelo em pé”. No caso, o New Development Bank – NDB é o banco dos BRICS que hoje conta com Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e conforme o próprio anúncio de Dilma Rousseff presidenta do banco, temos a inclusão de Bangladesh, Emirados Árabes Unidos e Egito. O dólar já não é mais alternativa para quem quer um futuro para seu país, e o imperialismo está dando sinal de crise alarmante, colocando o império em posição de ataque, no qual embaixador dos EUA no Brasil diz “Se o Brasil, a China ou os Brics querem substituir o dólar, boa sorte com isso” em matéria publicada no Globo.

A importância histórica da Revolução Russa

Diante de tal quadro no Brasil, a esquerda pequeno-burguesa, identitária e capacho do imperialismo, acusa o PCO de ser um puxadinho do PT e afirma tratar-se de um partido financiado pelo imperialismo, logo o PCO que vive de campanha financeira para fazer política entre os trabalhadores e organizar e esclarecer a classe operária, sobre seus inimigos.

Estamos, ao contrário de todos eles, colecionando vitórias; e a tradicional análise política fundamentada no socialismo científico acertou mais uma caracterização do governo, no qual foi ressaltado o caráter anti-imperialista de Lula e seus posicionamentos acertadamente de confronto contra o império norte americano; contra o petrodólar, indo muito além das mentiras e falácias da esquerda brasileira pequeno-burguesa encampada pelo PSOL, PSTU, PCdoB, PCB.

Acertadamente o PCO ganha forças onde de fato é necessário ganhar forças, que é entre a classe operária. Enquanto os demais partidos que só se sustentam por ONGs imperialistas e depósitos de banqueiros, vivem de fazer magia na internet e assoprar equívocos da “geopolítica”, é de se desconfiar que esses colecionadores de derrotas tenham alguma credibilidade em suas análises.

Conforme os correspondentes internacionais confirmam “a análise geopolítica feita por esse pessoal é muito estranha; acreditam que a política é feita pelos diplomatas, pelos figurões; quando, na verdade, todo mundo sabe que a política é feita pelas forças sociais, pela burguesia e pelos trabalhadores como a gente tá vendo na França…”

O correspondente internacional disse também que “o líder mais influente driblou o imperialismo e mostrou que a posição da ONU só serve de parâmetro em qualquer análise, somente quando se tratar de alinhamento ao imperialismo”. Lula recentemente saiu como um dos 100 nomes mais influentes da capa da Times, mas como reforça o Claudio Martini “a influência de Lula é excepcional porque a influência dele é baseada no proletariado, o qual se vê na sua figura. A visita de Lula, pelo seu caráter popular, é de muita consideração pelos trabalhadores, que por si só, mobiliza a classe operária que faz sua recepção e sente necessidade de estar presente para fortalecer as pautas políticas no mundo inteiro. E como legítimo mobilizador das massas tende a tencionar a política internacional com sua presença.

Em Portugal já estão sendo convocadas conferências dos comitês de luta no dia 22 e que será feito um trabalho de convocação para o encontro com a militância no dia 23 de abril, com organização de caravana de Porto para Lisboa, onde Lula vai estar presente e, devido as distâncias próximas em toda a Europa, é fácil a logística de união dos trabalhadores nesse encontro. Lula estará presente em Portugal entre os dias 21 a 25 de Abril. No caso, dia 25 de Abril é a revolução dos Cravos, data emblemática de mobilização dos portugueses contra a ditadura militar fascista de Antônio Salazar e que será realizado ato e mobilização na data”.

FARSA DA EXTREMA DIREITA “CHEGA” EM PORTUGAL

A extrema direita CHEGA em Portugal se organiza contra a chegada com palavras de ordem como: 2 meses de governo “desmatamento recorde, uso de “todes” no governo, mais imposto para salários mais baixos, Lula: a fome é culpa dos gordos, mais imposto na gasolina.

A tarefe dada é concentrar esforços para mobilizar a classe operária na Manifestacao de 25 de abril, pois, Fora Lula é golpismo da pior espécie mas principalmente é um ataque do império que mobiliza a extrema-direita a manchar o governo que tem consecutivamente atacado o império norte-americano e o dólar. Essa data deve ser uma data mobilização e os trabalhadores nas ruas devem defender sua posição contra a extrema direita fascista em Portugal e mostrar que fascista não corre, voa!, mostrar que fascista bom é fascista pendurado.

A Conferencia Internacional dos Comitês e Coletivos de Luta ocorrerá no dia 22 de abril de 2023, das 14:00 às 19:00 e  convoca seus comitês, sindicatos, federações e confederações, incitando a todos que chamem os trabalhadores, estudantes mobilizados e organizações populares e de trabalho bem como a CGT e demais organizações proletárias.

FRANÇA

A Confederação Geral dos Trabalhadores – CGT fez um pronunciamento de união das classes e segue o discurso na íntegra:

“Temos tudo a ganhar participando de todas as assembléias, ações que são convocadas e até promovidas, temos todo o interesse em ser os melhores defensores da democracia operária, a confederação deve se organizar para centralizar todas as formas de luta por algumas semanas, as forças da lei tem reprimido com violência indiscriminada os trabalhadores, jovens mobilizados e ativistas sindicais. A cgt deve organizar a resposta à repressão, em guerra aberta direcionada pela burguesia, nenhuma exigência deles devem ser aceitas. Não nos deixemos enganar pelas ilusões institucionais de um referendo ou apelo do conselho constitucional que não nos envie para um amanhã distante enquanto a nossa força está aqui e agora! Devemos fazer parte das origens revolucionárias do nosso sindicato não queremos ser um sindicato de acordo ou acompanhando o reboque do cfdt. Existe também uma dimensão internacional para o nosso movimento, primeiro, porque em todo o mundo os trabalhadores estão de olho em nós, mas também porque a Inglaterra está à beira de uma greve geral, e porque uma grande greve dos transportes começou na Alemanha nesta segunda-feira, temos o compromisso de articular uma ação conjunta com os trabalhadores desses países, caso nossas greves assumam um caráter internacional construído, vão semear o pânico nas classes dominantes e nos governos e isso vai nos fortalecer. Éurgente, para o mundo do trabalho, é urgente, para o planeta que está morrendo com esse sistema de rapinagem que é o sistema capitalista. Hoje as propagandas do movimento refletem a consciência coletiva a partir da rejeição do sistema capitalista a dupla tarefa nunca estava tão na ordem do dia como atualmente e que é muito forte: é a hora de afirmar em alto e bom som – a arma dos trabalhadores é a greve e precisamos de todas as nossas forças para construir a greve geral!”

França e Inglaterra: a classe operária europeia em ação

Claudio Martini aponta que “Uma nova direção passou por cima da burocracia sindical que queria entrar em negociação com o governo e eles falaram não, pois enquanto os trabalhadores estiverem nas ruas nos não vamos negociar nada e vamos levar até o final até que as demandas sejam atendidas, não vamos capitular, e assim passaram por cima da burocracia sindical e estão dando exemplo para os trabalhadores de como proceder… o povo está na rua , impressionante a posição da CGT de não negociar e estão dispostos a levar até o final, que parece ser a derrubada do governo”.

Crise no império, após sucessivas derrotas ao longo das últimas décadas o colecionador de derrotas, os norte-americanos juntamente com seu partido da guerra OTAN, somam derrotas na Síria, Afeganistão e Ucrânia e isso tem consequências que aceleram a degradação natural do sistema capitalista como afirma Fabio Picchi “A crise financeira colocou isso em pauta, o próprio imperialismo está “nacionalizando” os bancos, dá pra ver essa tendência ao socialismo que aparece na própria economia imperialista, os bancos foram salvos várias vezes, através da absorção da dívida pelos Bancos Centrais dos países, então na prática o que acontece é que quem está financiando a economia real é o Banco Central que absorveu as dívidas dos bancos privados que deveriam financiar essas dívidas, no entanto o sistema está tão corrompido, tão parasitário que na prática quem cuida desse prejuízo é o BC é uma economia capitalista praticamente degenerada”. Claudio Maritni informa que “depois da crise de 2008 fizeram vários malabarismos para evitar o quebra quebra dos bancos, no entanto na própria Suiça já está acontecendo esse desmonte de bancos, se lá está acontecendo isso, imagina no Brasil, qual o projeto desse Banco Central Brasileiro independente? Devemos colocar o povo nas rua contra essa pilhagem do nosso dinheiro, temos o PCO para organizar o povo e devemos fortalecer o partido que leva adiante essa luta”.

O fantoche do imperialismo Macron foi à China junto com a Ursula von der Leyen, representante da União Europeia, o presidente mostrou o desgaste do bloco imperialista. O Correspondente Internacional informa que “vale ressaltar que o nacionalismo gaulês estão apoiando a greve da CGT e estão forçando o recuo do Macron após viagem para China”.

ISRAEL

Fabio Picchi comnentou sobre o “estado permanente de repressão, o governo mais direitista dos ultimos tempos, que na coalizão do partido Likud com componentes de extrema-direita fascista, no qual membros dos governos abertamente de extrema-direita estão se mobilizando para declarar a “solução” para os palestinos em Israel que seria a morte o exílio ou submissão total, no entanto essa mobilização aguça os conflitos dos dois lados, pois atiçam a polícia a ser mais repressiva e sofrem uma retaliação árabe inclusive do próprio Hezbollaz em ação conjunta com o Hamas que recentemente jogaram mísseis no território israelense, situação que caminha para um desfecho desfavorável para Israel enquanto país, pois o mesmo está cercado por países Árabes, como Arábia Saudita que está se aproximando do Irã promovendo a paz no Iêmen. Há também a aproximação da Arábia Saudita com a Síria promovendo a paz nas regiões de conflito e o país está se vendo cercado pelos árabes”.

EUA

Falsas bandeiras americanas apontam que os países aliados aos EUA estão sendo espionados pelos EUA, assim como os gasodutos Nord Stream foram sabotados pelos norte-americanos e muita coisa tem sido vazada que indica que atualmente toda essa informação vazada somente esclarece que os EUA estão perdendo o monopólio da guerra de informações e por isso tem iniciado a investida no controle e censura das redes para que consigam algum êxito na guerra de informações. Fabio Picchi informa que a “morreu a liberdade de expressão no qual a prisão do Julian Assange que está em uma mosmorra do Reino Unido numa situação trágica caracteriza a situação de repressão mundial das redes”.

Rui C. Pimenta analisa histórica viagem de Lula à China

Evidenciamos uma visível polarização entre a classe operária e a burguesia que tem se materializado nos diversos conflitos mundiais, nosso papel é organizar os trabalhadore para que nossas reivindicações sejam plenamente atendidas contra um sistema que não consegue atendê-las, nosso papel é radicalizar os trabalhadores.

Brasil seguirá caminho da China? - Correspondente Internacional nº 136 - 14/04/23

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.