Agora no inicio das aulas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, alunos, professores, trabalhadores e todos aqueles que quiserem ir até a instituição nas segundas-feiras vão se deparar com a banca de atividades do Partido da Causa Operária. Os militantes do PCO no Rio de Janeiro convidam todos a participar, a conhecer, a fortalecer mais essa mobilização politica dentro de um dos principais centros de estudo do Estado.
A atividade acontece toda segunda-feira, às 16h, no portão 1 da UERJ (na saída do metrô Maracanã). A UERJ é uma das principais universidades do Rio, de mais fácil acesso com trem, metro e ónibus. O local de fácil acesso e reúne a juventude para conversar sobre política, preparar eventos políticos e culturais. Além disso aqueles que forem até a banca garantirá materiais panfletário, jornais semanais, dossiês, revistas, livros, além disso a banca também conta com objetos políticos, como canecas, camisas, utensílios personalizados, é só chegar para conhecer e comprar o que há de melhor na política da esquerda revolucionária.

A banca faz uma propaganda completa do Partido da Causa Operária, aproxima as pessoas que tem interesses em uma verdadeira luta em defesa do atual governo Lula. De acordo com o militante Luan Monteiro, que participa da atividade, a recepção das pessoas que passam pelo local é muito boa. “E dos que não conhecem, muitos ficam interessados ao ver um partido atuando de forma séria, levando seu programa para as ruas e trabalhando intensamente para organizar os trabalhadores e os estudantes.” As atividades de rua do PCO é de extrema importância também para pegar contatos, levar a política do partido adiante, causar debate, esclarecer a população.
Nosso objetivo é mobilizar esse setor estudantil para a Conferência Nacional dos Comitês, que vai ocorrer em abril. A juventude historicamente exerce um papel de vanguarda dentro do movimento operário, como pudemos ver, por exemplo, nos atos contra o governo Bolsonaro em 2019, que foi convocado por um amplo setor universitário. Para a Conferência que está por vir, o PCO e a AJR está se propondo a levar o setor mais avançado da militância, as organizações mais empenhadas com a luta contra o golpe e na defesa do governo Lula. Nós da juventude do partido consideramos de primeiríssima importância levar um grande número de jovens e organizar uma luta política real em defesa do governo e das reivindicações mais elementares dos trabalhadores. – afirma Luan
O que vem se formando com muito rapidez no Estado do Rio, são os Coletivos de Mulheres Rosa Luxemburgo e o Coletivo de Negros João Cândido, dentre outras, essas são duas peças-chave do PCO na organização e mobilização da luta das mulheres e dos negros no Brasil. Portanto a universidade é local estratégico escolhido pela militância para atuar e ampliar esses coletivos.
Outro ponto que os militantes levam em consideração, e colocam como de extrema importância, é estar presentes em locais como escolas e universidades. O estrago causado na educação pública pelos governos direitistas em praticamente todos os estados do país é nítido e claro. Esse contato direto com jovens estudantes, deve levar a uma luta concreta desse setor em defesa da educação no Brasil, pelo livre ingresso nas universidades, moradia estudantil, entre outras políticas reais que podem colocar muito mais gente nessas instituições.