De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues, da Bahia, o valor a ser ressarcido à Ford pela retomada da fábrica de veículos alvo da chinesa BYD em Camaçari gira em torno de R$100 milhões a R$150 milhões. A declaração foi dada nessa quinta-feira (17) a jornalistas.
A empresa norte-americana divulgou, na semana passada, um acordo para devolver a propriedade do complexo industrial em Camaçari para o estado da Bahia.
O ressarcimento de qualquer valor à Ford é um escárnio ao patrimônio do povo. Finalmente, o complexo foi entregue à empresa a um preço muito abaixo do que ela, de fato, valia. E, agora, os capitalistas da Ford querem roubar mais uma fatia do bolso do trabalhador brasileiro.
É o imperialismo em ação. Os monopólios capitalistas, tendo controle do mercado mundial, forçam a penetração do capital imperialista nos países atrasados, tomando-lhe de assalto complexos industriais construídos com o dinheiro do povo brasileiro.
Daí se utilizam tais empresas simplesmente com a finalidade de especular. Nenhum real investimento no sentido de promover um desenvolvimento tecnológico ou algo do tipo. Uma vez que a fonte de especulação seca, deixam para trás demissões e, muitas vezes, empresas em ruínas. E o imperialismo ainda possui a ousadia de exigir indenização.
Nenhum indenização deveria ser paga.