Ontem a noite o Estado nazista de “Israel” cometeu mais uma de suas monstruosidades, bombardeou uma igreja ortodoxa onde se refugiavam cristãos palestinos. Igreja Ortodoxa Grega de São Porfírio na Faixa de Gaza tinha 1.600 anos e estava abrigando centenas de palestinos deslocados, ao menos 18 pessoas foram assassinadas pela bomba israelense.
Em resposta ao massacre o Patriarcado Ortodoxo Grego de Jerusalém declarou:
“O Patriarcado Ortodoxo de Jerusalém expressa sua mais forte condenação do ataque aéreo israelense que atingiu seu complexo de igrejas na cidade de Gaza. O Patriarcado enfatiza que o direcionamento de igrejas e suas instituições, juntamente com os abrigos que fornecem para proteger cidadãos inocentes, especialmente crianças e mulheres que perderam suas casas devido aos ataques aéreos israelenses em áreas residenciais nos últimos treze dias, constitui um crime de guerra que não pode ser ignorado.”
A Igreja de São Porfírio é um local de culto antigo e de grande porte na região. Acredita-se que seja a terceira igreja mais antiga do mundo. O templo original neste local remonta a 425 d.C. No entanto, a igreja atual foi construída pelos Cruzados por volta de 1150. Registros históricos do século XV também mencionam sua dedicação à Virgem Maria. Ela foi preservada ao longo do tempo e foi restaurada em 1856.