Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou hoje, 16, cerca de 15,3% da população com mais de 10 anos de idade no Brasil não acessaram a internet no ano passado.
O relatório também apontou que o principal motivo é não saber usar a tecnologia para o uso da internet, não ter dinheiro para adquirir os aparelhos necessário e pagar por um serviço de intenert em sua residência, 28,7 milhões não tinham celular em 2021 (15,6% da população com 10 anos ou mais). Para 20,1%, o serviço ou o equipamento para acessar a internet era caro.
Contatou-se que 98,2% dos estudantes da rede privada de ensino usaram a internet em 2021; entre alunos da rede pública, índice cai para 87%, mostra claramente que não se deve cobrar igual performance e conhecimento numa prova de vestibular, por exemplo.
As regiões Centro-Oeste e Sudeste lideram uso de internet e o Norte e Nordeste continuam com os menores índices, em tudo, renda, emprego sempre mais carentes que o restante do país.
Um dado que explica os índices mais alarmantes da pesquisa seria o que a renda médio per capita nos domicílios com internet foi quase o dobro em relação aos que não usaram a rede, domicílios com interne, renda de R$ 1.480 mensais e sem internet, R$ 795. A internet deveria ser um direito essencial, assim como o acesso a educação, mas a internet é caríssim, é privada e fica nas mãos dos monopólios que não tem interesse em levar para toda a classe trabalhadora.