Nessa quarta-feira (14), Yahya Sinwar, líder do Hamas, chamou o povo palestino a comemorar o aniversário de 35 anos da organização e de sua resistência anti-imperialista em todo o Oriente Médio. Na ocasião, afirmou que os movimentos de resistência da Palestina estão num confronto aberto, acrescentando que o regime de Israel insiste em tornar o conflito uma guerra religiosa. Ele destacou também que os palestinos precisam estar preparados para defender a nação.
Além do discurso, o grupo manifestou solidariedade ao povo palestino pedindo justiça à Organização das Nações Unidas (ONU) e à comunidade internacional para que a ocupação israelense chegue ao fim e para que a Palestina tenha o seu Estado independente.
Finalmente, Israel, um posto militar avançado dos Estados Unidos na região, promove há décadas um verdadeiro genocídio contra o povo palestino. Trata-se de um dos regimes mais violentos dos dias de hoje que promove uma verdadeira ditadura na Palestina, assassinado centenas de trabalhadores todos os anos por meio de bombardeios e da repressão, como um todo.
Volta e meia, surge uma série de vídeos e imagens que mostram imagens grotescas do exército israelense massacrando o povo palestino, completamente indefeso. A comemoração do aniversário do Hamas é, portanto, extremamente importante, pois representa uma força política que faz frente ao imperialismo – à Israel – na região.
A data é muito oportuna neste momento de Copa. O Catar, país sede da competição este ano, tem feito de tudo para transformar a competição também em uma grande propaganda em prol da causa palestina. Algo que pode ser visto de maneira clara principalmente nos jogos da seleção marroquina, que foi eliminada também nesta quarta-feira em jogo contra a França.
As imagens do evento e da comemoração pelo aniversário do Hamas com a participação do povo palestino podem ser vistas abaixo:



