O companheiro João Pimenta, Editor do Diário Causa Operária e Membro do Conselho Central Nacional do Partido Causa Operária causou impacto ao se expressar em um tuíte sobre a opinião do PCO no caso do jogador de futebol Robinho:
“Robinho foi condenado em última instância, vi vários setores da esquerda dizendo: “temos que fazer a valer a sentença”. Não sei o significa isso. Não acho ser papel da esquerda fazer valer qualquer coisa em matéria penal exceto a lei e os direitos do réu. 1/4″
“A CF brasileira diz que brasileiro nato não pode ser extraditado. Sou a favor de fazer valer a lei, essa lei. Ela também prevê o julgamento de brasileiros por crimes feitos fora do País. Se as condições p/ isso estão dadas. Defendo que seja julgado no Brasil. 2/4- Continua”
“Se julgado no Brasil e condenado, defendo que se aplique o transito em julgado, que tenha direito a todos os recursos nas nossas cortes. Se mantida a condenação, respeitado o direito ao contraditório e julgamento imparcial, defendo que cumpra pena compatível com o delito + 1 – 3/4”
“Para defender a condenação das pessoas pelo crime cometido ou não, temos a direita. O papel da esquerda como força política é defender os direitos das pessoas, não do Estado. 4/4” conclui.
Robinho foi condenado em última instância, vi vários setores da esquerda dizendo: "temos que fazer a valer a sentença". Não sei o significa isso. Não acho ser papel da esquerda fazer valer qualquer coisa em matéria penal exceto a lei e os direitos do réu.
— João Caproni Pimenta #2929 (@joao29pimenta) January 19, 2022
1/2