A Câmara dos Vereadores da cidade do Rio de Janeiro aprovaram, em definitivo, um projeto de 2018 do vereador Zico (Republicanos) que proíbe as pessoas de entrarem em grandes eventos e em jogos de futebol com “pau de selfie”.
A desculpa, como o leitor pode imaginar, que que a ferramenta seria algo muito perigoso. O “utensílio provoca insegurança às pessoas, por ser considerada uma potencial arma, que pode ser usada em situação de brigas”, disseram os autores da medida.
Trata-se de um novo ataque contra, principalmente, os torcedores de futebol. Já não se pode entrar com bandeiras com mastro em alguns estados da Federação, como é o caso de São Paulo ─ desde meados dos anos 1990. Já não se pode, sequer, entrar com garrafas de água. Agora, não se pode entrar com um suporte para tirar fotos.
É o direito do indivíduo, do público de grandes eventos, em especial do futebol, maior paixão nacional, sendo gravemente ferido. É preciso condenar essa medida arbitrária tomada pelos reacionários e golpistas vereadores do Rio de Janeiro.
Agora estão querendo limitar inclusive o direito de se tirar uma foto de um evento!
Leia a edição de hoje do DCO: