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Imprensa operária

Lançado o Dossiê Causa Operária! Confira como foi o evento

Confira trechos e fotos do evento que ocorreu no último sábado (19), em São Paulo

Foi lançado, no último sábado (19), a mais nova publicação do Partido da Causa Operária: o Dossiê Causa Operária.

Com 32 páginas e custando R$25,00, essa publicação se propõe a ter textos mais aprofundados do que os que são publicados no jornal Causa Operária, publicação impressa semanal do partido, e do que o Diário Causa Operária, publicação online e diária.

O Dossiê será quinzenal e conta com uma equipe de redatores selecionados, trabalhando em conjunto com o Conselho Editorial do Partido. Sua primeira edição possui textos sobre cultura, história do Brasil e política internacional, além de um especial de oito páginas sobre as eleições, o seu balanço e perspectivas.

No início do evento, que contou com a participação de companheiros de diversos estados, o camarada Rui Costa Pimenta, presidente do PCO, realizou diversas considerações sobre a importância da imprensa operária, detalhes sobre a nova publicação, além de também ter falado um pouco sobre a história da imprensa do PCO.

“Essa nova publicação representa uma mudança no trabalho partidário”, inicia Rui Pimenta, “nós decidimos desmembrar o jornal Causa Operária em duas publicações diferentes, cada uma delas, especializada.”

Rui explicou que o semanário impresso do partido foi reduzido em número de páginas, com matérias curtas, de caráter agitativo, enquanto o Dossiê apresentaria artigos analíticos, de pesquisa e investigação, matérias que exploram a fundo um determinado tema.

“Esse jornal [o jornal Causa Operária] é o jornal mais antigo da esquerda. Quem já se colocou a fazer um trabalho de imprensa sabe que isso é uma coisa que exige bastante esforço e bastante trabalho. Nem os partidos ditos grandes da esquerda não tem um órgão de imprensa. O PT não tem, o PCdoB não tem, o PSOL não tem — eles não conseguem fazer isso. Nosso jornal, por si só, é uma grande realização.”

Uma imprensa operária

O principal texto marxista que trata sobre a imprensa é o livro “Que Fazer?”, de Lênin, onde ele explica que a imprensa é o eixo central do trabalho partidário, que o partido, na realidade, se constrói e se organiza em torno da imprensa.

“Nada mais natural, uma vez que os partidos revolucionários, marxistas, são partidos que travam uma luta pelo seu programa. Tudo o que a gente faz é um esforço para fazer com que a classe trabalhadora compreenda o programa revolucionário, que é o programa dela.”, afirmou Rui Pimenta.

Nesse texto, Lênin afirma que o jornal é, ao mesmo tempo, um agitador coletivo, um propagandista coletivo e um organizador coletivo. A agitação é a explicação detalhada de um número pequeno ou de apenas uma ideia, para um número grande de pessoas. Já a propaganda é o contrário: é a explicação de várias ideias, de forma simples, para uma grande quantidade de pessoas, como em uma palestra ou um discurso.

“Num certo sentido, nós separamos o trabalho de agitação, grosso modo, do trabalho de propaganda nas duas publicações. No jornal Causa Operária nós estamos desenvolvendo no partido um plano de trabalho no sentido de fazer com que esse jornal seja vendido o mais amplamente possível. Reduzimos o preço do jornal para 1 real e a nossa ideia é que ele seja vendido em atividades coletivas dos militantes”, destacou.

“Nós queremos que [o jornal Causa Operária] seja um jornal de massas. Se nós formos bem sucedidos nessa tarefa, nós vamos pensar na criação de um jornal diário.”, concluiu Rui.

Por que uma nova publicação impressa?

Rui afirma que muitas pessoas acham que o jornal impresso, assim como outras publicações como revistas ou panfletos, estão superadas. Esses pessoas afirmam que isso estaria superado pela internet e, portanto, não teria sentido em fazer um jornal.

“A internet é uma verdadeira selva amazônica de pessoas que estão propagando ideias. É muita coisa. Até o cidadão encontrar sua publicação nessa selva, vai demorar muito, se é que ele vai encontrar essa publicação algum dia. Um número cada vez maior de pessoas tem acesso à internet, mas o pessoal se dirige a coisas que ele tem interesse, que são localizadas.”, assinalou Rui Pimenta em sua exposição

“O jornal impresso leva o que a gente tem a dizer para a pessoa, não fica esperando a pessoa vir até nós. Obviamente nós temos o trabalho na internet, mas não é suficiente. Nós precisamos ir atrás do público, e essa é a função do jornal impresso.”

Nesse sentido, fica evidente que o material impresso não foi superado, mas sim tem como complemente o trabalho na internet, não sendo substituído por esse.

“À medida que o partido se desenvolva, a imprensa também terá condições materiais de se desenvolver.”

O Dossiê, nesse sentido, dará um impulso ao desenvolvimento da imprensa partidária já existente, ajudando na sustentação financeira da publicação do jornal Causa Operária, fazendo com que ela mantenha seu caráter popular, com o valor simbólico de R$ 1,00 que possui atualmente.

A exposição ainda contou com as falas da plateia e de outros convidados que estavam à mesa. Logo após a exposição, ocorreu uma confraternização com os presentes.

Veja a exposição completa do evento no link abaixo:

Evento de lançamento do Dossiê Causa Operária - 19/11/22

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