Com o novo bloqueio de verbas ordenado pelo Ministério da Educação (MEC), a Universidade de Brasília (UnB) informou que não será possível fazer pagamentos neste mês de dezembro. A instituição emitiu uma nota classificando a situação como “insustentável”.
Mais de R$17 milhões que seriam destinados à universidade foram bloqueados na última quinta-feira (01/12). Segundo o ministro Victor Godoy, o MEC está buscando soluções para a questão junto ao Ministério da Economia.
Na nota, a Universidade de Brasília afirma que não há como pagar contratos do Restaurante Universitário, de manutenção, da segurança, de limpeza, o auxílio estudantil, os projetos de pesquisa e outras despesas incluídas no mês.
A instituição também afirma que os cortes afetarão, principalmente, os alunos de baixa renda: ”A medida desconsidera, mais uma vez, que os principais atingidos pelos ataques às instituições públicas são as parcelas mais vulneráveis da sociedade brasileira. No caso das universidades, os mais afetados são os estudantes vulneráveis socioeconomicamente e os trabalhadores assalariados das empresas terceirizadas”.