Em época de Copa do Mundo, futebol é um assunto ainda mais popular do que já é normalmente. O programa Na Zona do Agrião, transmitido todo domingo às 20:30, analisou, em sua última edição, a campanha negativa da imprensa acerca da seleção, sendo um ataque não só aos jogadores mas também ao povo brasileiro.
Como disse Juliano Lopes, “é impressionante como a imprensa nacional consegue bajular esses gringos”. Se olharmos nessa Copa do Mundo, a imprensa burguesa não fala do fracasso alemão, da dita geração belga ou dos europeus que foram dizimados pela Coréia, pelo Japão e principalmente pelo Marrocos. Analistas esportivos tentam explicar o vexame das potências imperialistas por meio de malabarismos argumentativos.
Os companheiros apresentadores da Zona do Agrião, Juliano, Henrique, Laísa e Juca, estão assistindo a todos os jogos do Brasil, sem exceção, no Centro Cultural Benjamin Péret, no Centro da cidade de São Paulo, com os demais militantes do Partido da Causa Operária e simpatizantes que torcem pelo hexa brasileiro.
Como analisa Henrique Áreas, as seleções europeias como França e Inglaterra, enaltecidas pela imprensa como super-potências, estão com um futebol arrumado, mas não possuem a consistência brasileira. A França está apresentando um bom jogo, mas sem aquela defesa fechada, como a nossa, ao mesmo tempo que apresentamos um ataque igualmente forte.
Ao decorrer do programa, discute-se a propaganda negativa de “especialistas” brasileiros, como o Casagrande, e o forte esquema brasileiro, que não toma gols ao mesmo tempo que possui uma robusta linha de frente. Na visão do Henrique, entretanto, essa pode ser a única crítica a se fazer para a seleção: deveríamos ir ainda mais para cima, sem medo de fazer gols!
Como nem tudo são flores, porém, os companheiros abordaram a questão da saúde do Pelé, citando os abutres carniceiros que fizeram campanhas contra o Pelé mesmo na situação delicada em que ele se encontra, como o DCM – que criticou a postura do ídolo nacional e mundial com sua filha, quando essa se encontrava em uma situação difícil. A jornalista que escreveu a matéria do DCM, portanto, ignorou a importância do Rei do Futebol para o povo negro, para os trabalhadores do Brasil e os operários de todos os países atrasados!
Na Zona do Agrião, o programa especializado em futebol, é transmitido ao vivo semanalmente na Causa Operária TV, no canal do YouTube, e os companheiros estão mais do que convidados para assistirem à última edição e estarem juntos nos próximos programas: https://www.youtube.com/watch?v=K3DuDIw8N9Y
A Copa do Mundo é o momento em que os países atrasados conseguem derrotar, em campo, as potências imperialistas que lhes colocam grilhões.