Em entrevista ao canal da TV fechada GloboNews, Camilo Santana (PT), que comandará o Ministério da Educação a partir da posse de Luiz Inácio Lula da Silva no dia 1 de janeiro de 2023, declarou que o reajuste na merenda escolar será prioridade na sua administração à frente do MEC. “Alguns pontos são urgentes, merenda escolar. Nós vamos de imediato, tenho conversado com o presidente e o ministro Haddad sobre a alteração dos valores da merenda escolar para garantir a segurança alimentar nas escolas brasileiras”, disse o petista.
De acordo com Santana, a proposta visa recompor as verbas para o setor o quanto antes. Ele afirmou o seguinte: “Conseguimos recuperar um pouco o orçamento do Ministério. Já vai dar certo fôlego”.
O senador eleito no estado do Ceará também comentou sobre outros pontos que terão a atenção total da nova gestão da pasta. Ele falou que será feito um estudo sobre obras que estão paradas e haverá um encontro com representantes de universidades federais, as quais passam dificuldades devido ao bloqueio de recursos promovido pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).