O país nórdico continuou a execução do contrato de 2018, que prevê os EUA venderem até 300 mísseis do sistema, cuja entrega à Ucrânia já foi aprovada por Washington.
A Suécia fez uma nova encomenda de mísseis do sistema de defesa antiaérea Patriot dos EUA, anunciou a Administração de Material de Defesa (FMV, na sigla em sueco) do país.
O preço exato e o número de mísseis encomendados não foram revelados, mas a compra pode se tornar a mais cara da história da Suécia.
O governo americano aprovou pela primeira vez o pedido da Suécia para comprar o sistema de defesa antiaérea Patriot em 2018, colocando um teto de US$ 3,2 bilhões (R$ 16,53 bilhões, na conversão atual) e uma venda máxima de 300 mísseis. A Suécia ainda não encomendou a quantia total, mas recebeu quatro unidades de lançamento até agora.
Cada unidade tem três dispositivos para diferentes tipos de mísseis, uma estação de controle, um radar combinado de reconhecimento e controle de tiro, uma usina elétrica, uma unidade de reparação e veículos de reboque associados. Além disso, há equipamentos de comando para os dois batalhões antiaéreos suecos, que deverão estar totalmente equipados em 2025.
Fonte: Sputnik