Segundo notícia divulgada pela APOINME (Articulação Dos Povos E Organizações Indígenas Do Nordeste, Minas Gerais E Espirito Santo) na manhã deste última quinta feira (23), o indígena Tupinambá Alex Barros, enquanto trabalhava em seu roçado na comunidade Serra das Trempes, foi atingido por diversos tiros. Os demais indígenas que estavam na proximidade disseram que “Alex estava no roçado, e foi surpreendido à chegada de três indivíduos encapuzados e fortemente armados, os quais chegaram atirando, não dando tempo a ele nem de reação”.
Essa comunidade a anos vem sendo alvo de ataques, inclusive o próprio assassinato do líder Pinduca Tupinambá, ainda em maio de 2015 e que segundo Ministério Público Federal, na época, relatou ter sido uma retaliação pelas atividades como liderança indígena e disputas por terras. Vale lembrar também que a terra disputada em questão teve seu processo judicial devolvido pelo então Juiz Sérgio Moro, alguns anos atrás.
Lideranças Tupinambá também relatam que, após a tramitação do julgamento do Marco Temporal no STF e as diversas PLs anti-indígenas, os ataques de ódio contra os índios vem aumentando diariamente e, também, não descartam que o assassinato de Alex tenha ocorrido por motivos de ódio, intolerância étnica e disputa pela terra Tupinambá, assim como foi o caso de Pinduca.