Por Prensalatina
A Índia registrou hoje 403.738 novos casos e 4.992 mortes devido à Covid-19, informou o Ministério da Saúde e Bem-Estar Familiar.
É a quinta vez neste mês que a atual pandemia no país ultrapassa 400 mil infectados em 24 horas, e o segundo dia consecutivo que mais de quatro mil mortes são registradas por essa causa.
O povoado país do sul da Ásia elevou o número de habitantes afetados para 22.296.414 desde a eclosão da pandemia em janeiro do ano passado, enquanto há 242.362 mortes em decorrência da doença.
O país de 1.350 bilhão de habitantes tem atualmente mais de 3,7 milhões de casos ativos ou doentes de Covid-19.
Por outro lado, 18.317.404 pacientes já se recuperaram da doença contagiosa causada pelo coronavírus SARS-COV-2.
Mais de 900.000 pessoas que sofrem da patologia estão em suporte médico de oxigênio, enquanto outros 170.000 são assistidos com o uso de respiradores, disse o ministro da Saúde, Harsh Vardhan.
Enquanto isso, a Associação Médica Indiana (IMA) instou o governo a impor um bloqueio nacional para quebrar a cadeia de transmissão da infecção.
O órgão médico afirmou que esta decisão dará um descanso à infraestrutura de saúde do país para a sua recuperação, indicou a agência Zee News.
O IMA, uma organização nacional voluntária de médicos do sistema científico de medicina da Índia, enfatizou que toques de recolher noturnos esporádicos não traziam muito bem e a vida é mais valiosa do que a economia.
Ele também insistiu que especialistas sejam nomeados para estudar e propor medidas de mitigação o mais rápido possível.
Enquanto isso, cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia de Kanpur previram que, após um pico de casos na primeira semana de maio, o número de positivos começará a diminuir em julho.
No entanto, a referida universidade pública técnica e de pesquisa, localizada no estado indiano de Uttar Pradesh, observou que a Índia pode enfrentar uma terceira onda de Covid-19 em outubro, após a realização de vários estudos matemáticos em diferentes regiões.