A Real Universidade da Cidade dos Reis foi fundada em 12 de maio de 1551, cidade de Lima, no Peru. A universidade mais antiga da América e uma das mais antigas do mundo foi fundada por um decreto do rei da Espanha, Carlos I. Hoje em dia, sob o nome de Universidade Nacional Maior de São Marcos (UNMSM), é a instituição de maior renome no país e tem grandiosa relevância mundialmente. A universidade ocupou o primeiro lugar em diversas classificações nacionais, como o primeiro Ranking Universitário do Peru, elaborado pela Assembleia Nacional de Reitores do Peru, financiada pela UNESCO.
A Universidade Nacional Maior de São Marcos é a origem do ensino superior no Peru e na Ameirca, ligados aos Estudos Gerais do Convento do Rosário da Ordem de Santo Domingo e tinham como objetivo formar e educar o clero nas novas terras conquistadas pelo Império Espanhol.
Durante a época colonial, o Vice-Reino do Peru foi o território mais importante do continente americano, com a maior população indígena, o antigo Império Inca, a mais complexa civilização da região. Enquanto o Peru era a principal colônia espanhola, a própria Espanha era também o maior país colonizador, que acabou por dominar a maior parte da América.
A UNMSM teve importante participação no processo de independência em 1822. O primeiro Congresso Constituinte foi realizado na capela da universidade. A maior parte dos constituintes também haviam estudado na universidade. Outras figuras importantes passaram pelas suas salas de aula, incluindo 21 presidentes do Peru. Também passou por lá o escritor Mario Vargas Llosa, ganhador do Prêmio Nobel de literatura.