O Diário Causa Operária está de cara nova. Completando cerca de um mês da realização do evento de divulgação da verdadeira transformação que os órgãos de imprensa ligados ao Partido da Causa Operária iriam sofrer, as primeiras grandes atualizações chegaram ao principal jornal digital do partido.
Nesta terça-feira, dia 18, as mudanças foram ao ar, com uma página inicial totalmente remodelada e mais de 20 blogues nos quais o leitor irá se deparar com um conteúdo especializado em matérias internacionais, culturais, esportivas e muito mais.
Logo na página inicial, uma forte “primeiras impressões” ocorre. Nela há tudo aquilo que o leitor necessita saber sobre as últimas notícias do Brasil e do mundo. Assim, o leitor primeiramente se depara com o essencial, na parte superior, as últimas notícias do dia são expostas trazendo logo em seguida a manchete da edição do dia, a principal notícia da última hora e ainda uma seleção de artigos de ótima qualidade feitos por nossos editores.
Um portal completo e intuitivo
Mais abaixo, demais matérias da edição e o editorial do dia são expostos e a partir deste ponto todos os subsites agora contidos no interior do Diário Causa Operária são apresentados. O primeiro de todos é a “Revista” do DCO. Nela, artigos de grande qualidade, lançados todos os domingos são postados. O grande diferencial da revista do DCO, é que graças a sua periodicidade semanal, o conteúdo destas matérias permite ser muito mais aprofundando, tratando de temas polêmicos, denuncias e variedades, para você não perder nada do que ocorreu de importante na última semana.
Explicando um pouco mais sobre a Revista do DCO, o coordenador da comissão responsável pelo trabalho em torno da mesma, Henrique Áreas, disse em entrevista ao diário que “ela propõe a se dedicar semanalmente a textos longos, como entrevistas, matérias investigativas, etc. Ela tem o objetivo de ser diferente do que é o DCO atualmente, e a comissão se reúne semanalmente com o objetivo de torna-la inclusive uma revista semanal impressa”
O site próprio da revista ainda contém uma versão diagramada das matérias e do Jornal Partido, criado para apresentar as principais campanhas do Partido da Causa Operária a nível nacional. Além deste subsite, cada sessão que corresponde a luta das mulheres, juventude, negros, cultura, etc. também ganhou um site próprio.
Mais de 20 subsites para impulsionar a mobilização
Henrique cita também em seu relato outras duas comissões que são coordenadas pelo dirigente e foram destacadas com subsites próprios. Uma delas é a de cultura, debatendo pontos fundamentais da cultura com um ponto de vista diferente do levantado pela esquerda pequeno-burguesa, já a outra e também de grande importância, é o “Zona do Agrião”, do qual discute sobre futebol, com matérias especializadas e em defesa do futebol brasileiro, considerado “futebol arte” e parte fundamental da cultura popular, sobretudo da população pobre e trabalhadora.
Dessa maneira, Juliano Lopes, dirigente do Coletivo João Cândido e responsável pela comissão editorial do subsite intitulado “Tição”, comenta ao DCO a importância destes subsites:
“São poucos os jornais que contem uma informação tão atualizada sobre a lutas populares, como no nosso caso a do negro. Em primeiro lugar isso merece destaque. Além disso, a decisão de criar uma página própria e uma comissão especializada, em um momento onde chacinas como a de Jacarezinho ocorrem, onde é necessária uma grande campanha em torno da defesa da população negra e contra a repressão, se mostra um importante passo para avançar nossa luta. Por isso, que este conselho editorial formado pelo coletivo João Cândido, está sendo levado a frente, e temos intensão de apresentar fatos importantes, desde a discussão sobre temas como a abolição da escravatura, tão incompreendidos pela esquerda pequeno-burguesa, como também trazer temas polêmicos e envolver a luta do povo negro, como a questão do armamento do povo, autodefesa, etc. Nossa intensão é com isso ampliar e desenvolver a imprensa ligada ao movimento negro, iremos ter vídeos, notícias e debates variados de extrema importância.”
O novo Diário Causa Operária ainda apresenta sessões exclusivas para os colunistas, como introduz, por meio das dezenas de comissões formadas, um vasto material. Um exemplo disso, são os podcasts como Pró-Cultura, que ultrapassaram o conteúdo meramente feito para o Youtube e agora conta com a produção de matérias em um site próprio, onde todos que ouvem semanalmente o programa podem agora se aprofundar nos principais temas tratados, entre outras matérias de conteúdo totalmente inédito.
Cada subsite citado, assim como todos os demais contidos no novo Diário Causa Operária, possuem ainda newsletter própria, canais próprios no Youtube, vlogs, matérias, reportagens e muito mais. Assim, o DCO tornou-se um verdadeiro portal, onde orbitando em torno dele dezenas de sites surgem e se desenvolvem, com vida própria e uma produção vasta e especializada de um conteúdo autentico.
Em diferentes frentes, seguindo o mesmo caminho para organizar a luta
É preciso destacar ainda, que o Diário Causa Operária, assim como a Causa Operária TV, sofreram ainda mais mudanças. A estrutura está sendo lançada, e pouco a pouco novas grandes atualizações serão feitas e o leitor poderá desfrutar de um portal inteiramente novo e preparado para entregar tudo o que você precisa e também, tudo o que você quer ler.
Maiores detalhes sobre esta ação inovadora dentro de todos os órgãos de imprensa do PCO foram dados no evento de lançamento do projeto, que pode ser assistido no final desta matéria. Lá, João Pimenta, Eduardo Vasco e Henrique Áreas explicam no detalhe o funcionamento do novo Diário Causa Operária, os desafios, as decisões políticas e tudo que ainda está para vir para este que torna-se cada vez mais um dos mais importantes meios de agitação política de toda esquerda brasileira.
O DCO está revigorado, maior e mais intenso, assim como a situação política no Brasil e em todo mundo exige de uma verdadeira imprensa revolucionária e independente.