O jornal Causa Operária, semanário nacional impresso do PCO, está passando por uma profunda e importantíssima transformação: uma verdadeira revolução. Estamos lançando uma ambiciosa campanha de assinaturas que vai permitir que o jornal chegue a um número muito maior de leitores e, o mais importante, ali onde uma imprensa operária e revolucionária se faz mais necessária: junto à classe trabalhadora.
Causa Operária é, neste momento, o mais antigo órgão da imprensa partidária de esquerda em circulação. Criado em 1979, passou por diversos formatos, tiragens e periodicidade até que, desde 2007, vem sendo publicado no tamanho standard, semanalmente, sem interrupções. Isso, por si só, é uma conquista importantíssima. Mas a imprensa revolucionária precisa dar um salto adiante.
A sustentação do jornal por meio de assinaturas anuais liberará as energias do partido para que os militantes, por exemplo, possam levar o jornal em maior quantidade aos bairros operários, portas de fábrica, etc., e vendê-lo a um preço especial (mais barato) visando facilitar a venda massiva. Este é o principal resultado que almejamos: tornar o jornal mais influente junto à classe trabalhadora, levá-lo aonde nossa imprensa digital não chega com tanta facilidade; transformar o jornal de órgão impresso que atinge um pequeno círculo (poucos milhares de pessoas) em ferramenta para a construção de um partido de massas, alcançado, a princípio, dezenas de milhares de pessoas, particularmente trabalhadores da cidade e do campo, semanalmente.
Não há na esquerda nacional nenhum partido ou agrupamento que tenha, em primeiro lugar, tal ambição. Em segundo lugar, justamente como consequência disso mesmo, nenhum partido de esquerda possui um verdadeiro jornal impresso. Não têm nem mesmo uma grande presença na internet.
Confiaram sua propaganda a órgãos comerciais (a chamada imprensa “progressista”, “independente”, portais de notícias, blogs e canais do YouTube não-partidários). Colocaram-se, ao longo de vários anos, à mercê da imprensa capitalista, mendigando um espaço, umas poucas linhas ou apenas uma menção à sua existência nas páginas de jornais e canais de televisão que lhes são profundamente hostis (O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, rede Globo etc.).
Esse não é, de modo nenhum, o caminho para um partido operário conquistar a atenção da classe trabalhadora, informá-la, educá-la politicamente e agrupá-la sob a sua liderança. É preciso, portanto, lançar-se à tarefa de maneira firme e decidida e garantir a sustentação do jornal na campanha de assinaturas que se inaugura a partir de agora.
A assinatura anual do jornal poderá ser feita nas modalidades impressa e digital. Nelas, o leitor terá acesso à sua edição semanal com o equivalente a 50% de desconto sobre o preço de capa. Os preços serão de R$160,00 para a assinatura anual da versão digital, e R$240,00 para a versão impressa anual. Como brinde, a assinatura do jornal impresso também dará direito ao acesso da versão digital. Visite o portal do jornal (jornalcausaoperaria.com.br) e faça já a sua!