Numa tarde, no dia 12 de setembro de 2021, era possível ver bandeiras do Brasil se levantando na Avenida Paulista, em São Paulo. Um grande carro de som chegava e, junto a ele, bandeiras do PDT, do MBL, Vem Pra Rua, Juntos, Acredito e diversos outros movimentos que se propuseram a dar continuidade para o golpe de estado ocorrido em 2016, que derrubou Dilma, prendeu Lula sem provas e elegeu Bolsonaro — a mesma figura que estes elementos dizem estar tentando retirar da presidência.
No meio desse mar de gente, que mais parecia um riacho, havia uma pequena bandeira com os dizeres “PCdoB”. Menor ainda, havia um pequeno broche escrito “PSOL” em alguma figura que se propôs a entrar na nascente de desgraças que formava a paulista naquele momento. Tudo isso ocorria na frente de um grande boneco inflável do Lula vestido de presidiário abraçado com o Bolsonaro.
O ato realizado no dia 12 tinha objetivos claros, óbvios até demais. Ciro Gomes, Eduardo Leite, Luciano Huck ou João Doria — independente de qual seja o candidato da terceira via, é evidente que aquela manifestação teve o objetivo de levantar e validar essa opção para as eleições e, por pouco, quase teve apoio da esquerda.
Felizmente, a farsa foi tão escrachada que diversas figuras da esquerda se recusaram de prontidão a participar do horror que ocorreu. O ato ficou desmoralizado em todos os meios e ficou impossível esconder o seu real tamanho: minúsculo.
Veja a seguir os comentários de 10 figuras da esquerda que criticaram os atos farsa pela terceira via:
1. Leandro Fortes
2. Antônio Carlos
3. Leonardo Attuch
4. Paulo Pimenta
5. André Constantine
https://www.instagram.com/p/CTqEVYQlxIc/
6. Rui Costa Pimenta
7. Breno Altman
8. Erika Kokay
9. Marcia Tiburi
10. Benedita da Silva (PT – RJ)