Nesta segunda-feira, 16, um aviso revelou o tamanho da catástrofe que pode vir a se concretizar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sistemas de saúde da Europa e das Américas estão “à beira do colapso” por conta do novo coronavírus.
“No momento estamos extremamente preocupados com o aumento de casos de COVID-19 que estamos observando em alguns países. (…) Particularmente na Europa e nas Américas, os profissionais de saúde e os sistemas de saúde estão à beira do colapso ”, disse o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Ainda segundo Ghebreyesus, “não há tempo para complacências” quando se trata do enfrentamento ao novo coronavírus, causador da COVID-19, apesar das notícias positivas sobre possíveis vacinas voltadas para erradicação da enfermidade. Nesta mesma segunda-feira, a empresa americana de biotecnologia Moderna anunciou que, de acordo com dados preliminares, sua vacina contra o coronavírus apresentou 94,5% de eficácia durante a terceira fase dos testes clínicos.
Ao todo, dede que a pandemia teve início, mais de 54,5 milhões de casos de coronavírus foram registrados no mundo, com mais de 1,3 milhão de mortes por conta do vírus. Demais, mais de 35 milhões de pacientes se recuperaram, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. Só os EUA somam mais de 11 milhões de casos, a Índia mais de 8,8 milhões e o Brasil mais de 5,8 milhões.