Já está nas ruas a edição 1040 do jornal Causa Operária imprensa, o mais antigo órgão da imprensa revolucionária brasileira, em vigor desde 1979. O jornal semanal traz as principais notícias, análises e polêmicas de interesse da luta política da classe operária e dos oprimidos.
Na edição desta semana, o tema central do jornal é a fome e a doença, os presentes que os golpistas estão preparando para o povo brasileiro para o fim de ano.
Com a manchete “Golpistas impõem um fim de anos de fome e morte”, o jornal traz artigos analíticos sobre o avanço do coronavírus no Brasil que “misteriosamente” voltou a assolar o País após as eleições. São quase 200 mil mortes.
Não bastasse a pandemia, o brasileiro ainda enfrenta o corte do miserável auxílio emergencial, o desemprego cada vez maior, demissões e rebaixamento salarial.
A polêmica da vacinação obrigatória
Outro tema atual abordado nesta edição do jornal é o debate sobre a obrigatoriedade da vacina. Nesse ponto, vemos mais uma vez a esquerda pequeno-burguesa ficar a reboque da direita, que por meio do STF, aprovou que o povo será obrigado a tomar a vacina. Mais um ataque contra os direitos individuais da população sob o pretexto do “bem comum”.
O debate sobre a obrigatoriedade da vacina esconde o que realmente está por trás do debate: uma guerra os setores da burguesia para se apresentarem como salvadores da pátria. João Doria, um dos pretendente da direita para 2022, é apresentado como grande governador “científico” contra Bolsonaro.
Há uma guerra política e econômica em torno da vacina e a população fica completamente à mercê dessa disputa.
Cultura e teoria no Segundo Caderno
O jornal traz ainda um caderno com oito páginas com matérias especiais de cultura, história, teoria e análise.
Nesta edição, uma análise internacional sobre a eleição parlamentar na Venezuela que resultou na vitória acachapante do chavismo, o que dá certo respiro temporário para o povo venezuelano diante da ofensiva golpista do imperialismo.
De teoria, dois artigos sobre o stalinismo, preparando para o curso da 46 Universidade de Férias que o PCO está organizando em janeiro.
Por fim, há um especial de cultura. Uma matéria sobre os 100 anos da grande escritora Clarice Lispector e uma homenagem ao “mestre do pagode”, Ubirany Felix do Nascimento, do Fundo de Quintal, que morreu vítima do coronavírus.
Para adquirir o jornal Causa Operária basta entre em lojadopco.com ou entrar em contato com qualquer militante do PCO na sua cidade.