Por quê estou vendo anúncios no DCO?

Rui Costa Pimenta comenta o caso dos “bolsonaristas de esquerda”

Em um dos momentos da “Análise Política da Semana” do dia 19 de janeiro de 2019, Rui Costa Pimenta, presidente do PCO, reflete sobre o “bolsonarismos na esquerda”

(…) Segunda coisa que eu queria destacar, que acho muito importante. É em grande medida o silencio da imprensa progressista no Brasil sobre essa questão do Battisti. Se nós juntarmos a conduta dessa imprensa e da esquerda também e das criticas que foram feitas a  Gleisi Hoffman, por ter aparecido a posse do Maduro. Nós vamos também tirar uma conclusão importante daquilo que está acontecendo na política nacional. Essa conclusão qual que é? Notasse, que depois na derrota eleitoral no PT, da fralde na derrubada do governo Dilma Rousseff, nós estamos notando que todo um setor da esquerda nacional está se inclinando para a direita e procurando se adaptar a nova era Bolsonarista.

Isso da aí é uma característica, que está se tornando cada vez mais marcante na situação política nacional e é uma questão que temos que destacar, dando uma maior importância. Nós  vimos aí, no caso da Venezuela um monte de gente saindo a campo para atacar o governo da Venezuela como anti-democrático, inclusive vários setores da esquerda. Alguns setores não falaram que o governo deve ser derrubado e atacado nem nada, mas falaram que é um governo anti-democrático. Eu vi um jornalista do PSOL falando dos governos inconvenientes. Logicamente que se você quer lamber as botas da extrema-direita nacional, ao fazer esse ato se você for lá no planalto e ver aquele sapatinho do Jair Bolsonaro e ficar com muita vontade de lamber aquele sapato, não é conveniente que você vá com uma camiseta “Viva  revolução Venezuelana” ou coisa do gênero. Você precisa de preferencia ir de verde e amarelo,  que é uma campanha que a esquerda está tentando fazer para se aproximar do povo. Vamos jogar o vermelho fora e vamos e vamos aqui adotar o verde amarelo aí já ninguém sabe quem é quem…  A impressão que vai dar é que todo mundo é a favor do Bolsonaro. E pronto, tá liquidada. A esquerda, não só está sendo liquidada pela direita como está se auto liquidando.

Então quer dizer, um governo inconveniente. Por que o governo do Maduro é inconveniente?  Ele é inconivente porque você abre a Folha de São Paulo, o Estado de São Paulo, o Jornal O Globo, liga nessas rede de televisão tão democráticas  tão maravilhosa e todos estão falando que o governo na Venezuela é anti-democrático.  Aí o que acontece com aquele politico corajoso e combativo, sem medo de morrer… O que ele fala? Ele olha  e fala assim: vou perder a eleição desse jeito! Então ele tem que se livrar dessa inconveniência que é o apoio a outro governo de esquerda. Então nos vemos aí que há uma fortíssima tendência bolsonarista dentro da própria esquerda.

Agora a grande pergunta que devemos colocar nesse caso é o seguinte: Se você é um partido, se você é uma corrente, se você é uma liderança política e começa a querer usar o verde e amarelo se você apoia a derrubada dos governos de esquerda pelo imperialismo na America Latina, se você deseja boa sorte para o Bolsonaro massacrar a população Brasileira.  Você vai conseguir ganhar desse governo desse jeito? De jeito nenhum! É impossível ganhar.  Então deveria ser cuidadosamente, visto por toda a esquerda. É uma política desesperada, esse pessoal está agarrando ao problema eleitoral como uma tábua de salvação, Eles não sabem fazer nada de diferente, não querem fazer nada diferente e por tanto, se você vai se agarrar as instituições as  eleições ao funcionamento do regime para tocar para frente, você ter que se adaptar  a esse regime, as essa eleições e tudo mais.

Se você acredita que a imprensa é que forma a opinião dos eleitores, você vai ter que se adaptar a essa imprensa, como eles sempre se adaptaram.  E isso vai levar a um movimento bolsonarista esquerdista dentro da esquerda. Esse é um dado extremamente importante da situação. Quer dizer, existe toda uma tendência a adaptação a extrema-direita e essa tendência a adaptação a extrema-direita só levar a um resultado que é a derrota e o esmagamento da esquerda. Por isso essa tendência a adaptação em toda sua formas ela tem que ser duramente combatida pela esquerda.

Só dar aqui dois exemplos que me chamaram a atenção sobre isso. Eu vi no twitter, alguém me chamou a atenção, uma declaração do governo da Bahia, durante as eleições, as pessoas tentaram me convencer  e convencer o PCO que eleger os governadores do PT era a melhor coisa que podíamos fazer.  Que a gente tinha que ir lá e..Se fosse necessário “cortar um braço” pra eleger o cidadão. Bom, agora eles estão eleitos. Aí ele declara o seguinte, o governador Rui Costa… “Sou favorável pelo endurecimento de penas em caso de homicídio. Não podemos tratar como normal que alguém tire a vida de outra pessoa e pouco tempo depois esteja em liberdade para voltar a cometer crimes”.

Eu não sei se o Jair Bolsonaro tem um dicionário de citações, mas se tiver, essa frase está nesse dicionário de citações. E o interessante é a falsificação. As penas no Brasil são assim.. você mata uma pessoa, comprovadamente, como os juízes brasileiros são todos “bondosos”, ele dá uma pena para você de pagar uma sexta básica por você cometer esse assassinato, aí você vai lá leva essa sexta básica se não tiver condições, você faz três meses de trabalho comunitário e já está na rua para matar outra pessoa, aí você vai lá e mata outra pessoa. Porque, agente sabe né?! Esses casos de homicídio são provocados por pessoa que querem matar todo mundo que está por aí . Uma especie de Adolf Hitler da vida domestica né? E aí ele vai matando e pega pena de um mês naquele “condomínios de luxo” que são as penitenciarias brasileiras e não da…você não estão de acordo? Com esse tratamento VIP de todos esses criminosos. Não dá,  precisa endurecer as penas. Isso daqui é a bolsonarização no governo Rui costa.

Aí nos temos aqui, uma matéria que fala do governador do Ceará que é petista/cirista. Não sei porque o PT admite essa farsa, o cidadão é do Ciro Gomes e eleito pela legenda do PT. O PT no Ceara é uma espécie de barriga de aluguel do Ciro Gomes. Então aqui diz o seguinte: “O governador do Ceará, Camilo Santana, elogiou o governo de Jair Bolsonaro e criticou presidentes anteriores por não agirem para enfrentar efetivamente o problema da insegurança no País. Para Camilo, os governos anteriores, inclusive pertencentes ao seu próprio partido, foram omissos.” Ele fala:  “Eu não estou criticando o governo atual não. Muito pelo contrário. O Governo tem dado todo o apoio. Eu estou criticando todos os governos que passaram, inclusive do meu partido, que foram omissos nesta área da segurança pública”. Bolsonarização?

Vejam bem companheiros, essas declarações desses dois cidadãos é ainda mais grave. O nordeste brasileiro, a situação social consegue ser pior que na situação social do sudeste que já é muito ruim. Essa situação social cria o fenômeno na criminalidade. Todo mundo que não é completamente abilolado sabe disso. Ninguém vai acreditar aqui, ninguém da esquerda, ninguém pensante vai acreditar que o criminoso é um produto da passagem do “maligno” do “tinhoso” sobre a face da terra. O criminoso é como outra pessoa qualquer. Ou se ele chega a não como outra pessoa qualquer é que ele é uma pessoa que foi totalmente triturada pela engrenagem social de um capitalismo extremamente atrasado, que é o capitalismo brasileiro. Aí você tem um governador de esquerda que fala que a solução é endurecer pra cima desses “malignos”. Mais polícia, mais violência, mais penas, vamos colocar o problema de segurança pública em primeiro lugar. Isso é um governo de esquerda? Não estou falando do PCO que é um governo revolucionário,  um governo que a gente poderia chamar de social democrata? Não… Esse é um governo de direita. Quando o governo começa a agir assim ele não é esquerda, ele é de direita.

Governo que persegue a população pobre sobre a cobertura da criminalidade não só é de direita como adotou uma posição claramente fascista.  Porque o fascismo brasileiro, a bandeira numero um deles é esmagar os miseráveis em nome do crime. Isso aqui é uma verdadeira aberração política. Todo mundo sabe que o crescimento da criminalidade que é permanente na sociedade capitalista é o resultado das condições sociais e econômicas. O cidadão tá lá, não tem perspectiva de subir na vida, muitas vezes não tem como sustentar sua própria família. Ele é humilhado ele é massacrado é pisoteado. Aí  ele decide resolver a coisa por conta própria e pronto, ele se transforma em um monstro. Isso é o fascismo brasileiro. nada de endurecer as penas, vai colocar mais gente nas prisões?  Tem quase um milhão de pessoas presas no Brasil. Vai colocar quanto? Metade da população na cadeia? Esses governadores estão vendo aí, que o Bolsonaro tá eleito, que o Bolsonaro só fala  em matar bandido o Bolsonaro tem o Witzel que falou que tem que dar tiro na cabeça que tem que metralhar todo mundo e eles estão indo na onda da extrema-direita fascista brasileira. E adotando eles mesmo uma política fascista.

O Camilo Santana pediu para o Moro e para o Bolsonaro a intervenção nacional de segurança no estado do Ceara. Que dizer, se os próprios governadores de esquerda estão fazendo campanha pela repressão, quem é que vai conter repressão? É contra todo mundo, o povo votou nessa gente aqui, não foi para ter essa política. Então você podem ver por esse exemplos, Battisti, Venezuela, as colocações dos governadores, que nós estamos aqui por uma clara tendência política a se adaptar, a se disfarçar de extrema direita. Uma clara tendência política dentro da esquerda brasileira a se comportar e  aparecer como sendo  de extrema-direira. Não se trata para essa gente toda aqui de combater a extrema-direita. Mas sim de junta-se a extrema direita brasileira.  Logicamente que em algumas questões totalmente no final das contas puramente retorica e secundarias que não vão ter nenhum efeito sobre a vida real. Eles vão procurar se distanciar do Bolsonaro, para manter uma mínima aparência que eles são de esquerda. Mas isso aí não vira nada.

Estes e outros momentos da “Análise Política da Semana” podem ser acessados pelo canal da Causa Operária TV e Rádio da Causa Operária no YouTube, pela página do PCO – Partido da Causa Operária, no Facebook e pela rede social russa VK. A “Análise Política da Semana”, realizada pelo presidente do PCO Rui Costa Pimenta, é transmitida todos os sábados às 11h30. Quem estiver em São Paulo, pode assistir presencialmente no Centro Cultural Benjamin Péret (CCBP), na rua Serranos nº 90, próximo ao metrô Saúde.

 

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.