O Partido da Causa Operária e os diversos Comitês de Luta contra o Golpe espalhados por todo o País, definiram, para os dias 14 e 15 de dezembro, a realização da 2ª Conferência Nacional Aberta de Luta contra o Golpe, que será realizada na cidade de São Paulo, em local ainda a ser definido. A primeira edição da Conferência, realizada no mês de julho de 2018, marcou o início de uma importante etapa na luta de todo o ativismo militante do país, que durante dois dias, também na maior e mais importante cidade do país, se reuniu para discutir e debater os rumos da luta contra o golpe de Estado no país.
O imperialismo vem intensificando a sua ação golpista em todo o continente latino-americano, financiando e estimulando golpes de Estado em diversos países da região para expropriar as riquezas dos povos e nações, fazendo com que a classe trabalhadora pague pela crise global do sistema capitalista. No Brasil, à semelhança do que vem ocorrendo também em outros países, o objetivo é explorar nosso patrimônio natural a custos irrisórios, atacar e destruir a indústria nacional, acabar com a capacidade de investimento do Estado, desmontando-o, extinguindo todos os direitos e conquistas da população. O grande capital quer transformar o Brasil num país de miseráveis, fornecedor de matéria prima e mão-de-obra barata e consumidor de produtos industrializados. Para conter a revolta popular, querem intensificar a brutal repressão não apenas contra as lideranças e organizações populares, mas contra as camadas sociais mais vulneráveis em seu conjunto.
Nenhum acordo de bastidores no terreno das instituições golpistas (parlamento, tribunais) se mostrou capaz de conter o avanço do golpe. A única força política real é o movimento independente da classe trabalhadora e das camadas populares que sofrem com os brutais ataques do governo Bolsonaro contra as suas condições de vida. Somente a organização e mobilização dos explorados é capaz de fazer frente e derrotar o monopólio repressivo do Estado, colocado a serviço dos golpistas, da burguesia e do imperialismo.
Por mais que esteja em crise e fragilizado, o fraudulento governo Bolsonaro não cairá como resultado de ações institucionais (impeachment, renúncia, afastamento). A burguesia e o grande capital estão irmanados na defesa e na sustentação do governo fascistóide do ex-capitão do Exército e de seu programa econômico de ataques aos direitos sociais das massas populares, de destruição da economia nacional e de fortalecimento do aparato repressivo do Estado contra a luta social dos explorados.
A 2ª Conferência Nacional Aberta de Luta contra o Golpe, portanto, é a oportunidade para discutir e elaborar um plano real de lutas capaz de barrar as ações dos golpistas, de coordenar nacionalmente as atividades, de aperfeiçoar os mecanismos de financiamento, as atividades de agitação e propaganda, de conhecer as experiências de outros coletivos que já vêm lutando contra o golpe.
É neste sentido que dirigimos um chamado a todos os ativistas dos diversos movimentos de luta em todo o pais para se engajarem decididamente na preparação da 2ª Conferência, fazendo deste evento um marco importante e decisivo na luta dos trabalhadores brasileiros em defesa das suas condições de vida, na defesa dos seus direitos e conquistas, na ampliação e no fortalecimento da mobilização contra o golpe de Estado e na derrubada do governo direitista e reacionário de Bolsonaro, Paulo Guedes e dos militares golpistas.
Os interessados em participar deste importante momento da luta e da organização dos trabalhadores podem acompanhar aqui pelas páginas do Diário Causa Operária todas as informações referentes a como participar e também colaborar e ajudar na organização da Conferência. Publicaremos, nos próximo dias, em todas as nossas plataformas digitais e outros veículos de comunicação, todas as informações necessárias para que façamos deste encontro nacional um marco na luta contra o golpe, em defesa da liberdade do ex-presidente Lula e na campanha pelo “Fora Bolsonaro”.