O mutirão do Distrito Federal no último domingo foi diferente. Ao invés das tradicionais idas às feiras populares, os militantes do PCO e do Comitê de Luta Contra o Golpe aproveitaram o início da 16ª Conferência Nacional da Saúde, que deve reunir a partir de amanhã algo em torno a 5 mil delegados, segundo informações dos organizadores, para a coleta de assinaturas exigindo a anulação dos processos contra o ex-presidente Lula e em defesa da sua liberdade.
Apenas no primeiro dia, com as delegações ainda chegando ao local do evento – a Conferência irá até quarta-feira – foram coletadas mais de 300 assinaturas entre os delegados que se dirigiam ao credenciamento. Um sentimento absolutamente transparente entre os delegados que se dirigiam à barraca do PCO para assinar o abaixo assinado era de profunda revolta com o governo Bolsonaro.
É bom frisar que a Conferência Nacional de Saúde é uma realização institucional, ou seja, o evento é organizado pelos governos federal, estaduais e municipais. Entre os participantes, inclusive, há uma parcela de delegados ligados à direita e extrema-direita bolsonarista, mas, como já era de se esperar, esses “gatos-pingados” ficaram absolutamente acuados diante da campanha feita pelos militantes do PCO e do comitê.
Além da campanha com o abaixo-assinado, os militantes presentes venderam mais de 150 jornais da última edição do semanário Causa Operária, que tem como manchete central o “Fora Bolsonaro” e qual o eixo de luta em torno dessa palavra de ordem: “Impeachment ou Eleições Gerais” e ainda foram distribuídos centenas de adesivos pelo Fora Bolsonaro e um outro pela Liberdade de Lula. Mais ao final da atividade, quando os adesivos pela Liberdade de Lula já tinham acabado, era sentimento comum entre os que procuravam o adesivo pela Liberdade de Lula, a frustração.
Nos próximos dias da Conferência o PCO e o Comitê de Luta contra o Golpe do DF estarão presentes na expectativa de colher como meta, até o final do evento, pelo menos 3 mil assinaturas. Caso você more ou esteja no DF e queira se somar a nossa campanha, procure a barraca do PCO no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.