Há quase um ano no cargo de presidente, o golpista ilegitimo Bolsonaro, deixa bem claro o seu deserviço a nação brasileira. A política de desmonte é vista em todos os setores de desenvolvimento do país.
Um crime ambiental que ae alastrou por todo litoral nordestino, vem deixando resultados catastrófico, e nenhuma providência são tomadas.
O vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), engenheiro, professor e pesquisador do Departamento de Oceanografia da instituição Moacir. Em entrevista coletiva concedida no início da tarde desta quarta-feira (23) no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, Moacyr desaconselhou totalmente o banho de mar nas áreas atingidas pelo piche e recomendou que peixes e frutos do mar oriundos da área não sejam consumidos até a realização de análises mais aprofundadas para a constatação da contaminação da fauna marinha pelos compostos tóxico.
O professor da universidade Federal da Bahia, Icaro Moreira afirma que o petróleo dissolvido é especialmente tóxico porque causa a liberação de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, os chamados HPAs. Existentes em mais de cem tipos, essas substâncias surgem da queima de compostos orgânicos, como madeira, carvão, tabaco e óleo.
Além de causar sintomas parecidos com os que ocorrem em intoxicações agudas, o contato a longo prazo com os HPAs é perigoso, pois o material é extremamente cancerígeno. Como aponta oinstituto Nacional de Cancêr (INCOR) a exposição a essas substâncias está relacionada diretamente ao aumento de chances de ter câncer de pulmão, de pele, de bexiga, de esôfago e hematopoiético(sangue).
Ainda diz que, isso também tem a ver com os riscos “invisíveis” dessas manchas de petróleo. Quando chega à praia, esse óleo adere às rochas, aos manguezais e à areia e, mesmo com a limpeza desses locais, partículas microscópicas continuam existindo. “Mesmo com o processo de renovação das águas, parte da substância continua lá, levando a uma contaminação secundário.
O povo nordestino está abandonado pelo estado. Que avan’a com suanpolítica de extermínio do Brasil. É preciso que ocorra o levante do povo nas ruas. Só o povo nas ruas mudará esses desmandos.