Esta madrugada foram detidos 57 alunos, a maioria mulheres, das faculdades de Arte e de Teatro, depois de serem desalojados pela força do centro que tinham ocupado na véspera, em protesto porque a direção dessa exclusiva universidade renovou o contrato para um servidor público que conta com 30 denúncias por abusos.
Por isso, perto de uma centena de alunos tomaram o recinto e colocaram cartazes condenando o que qualificaram como encobrimento do abusador e acusaram à instituição de também não vetar outros empregados que também têm sido acusados de cometer abusos com os alunos.
Diante desta situação a vice reitora de Comunicações da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Paulina Gómez, disse que as autoridades do centro ‘chamaram ao diálogo e ao encontro’ para solucionar o problema.
No entanto, depois de quase 24 horas de ocupação, forças especiais de Carabineiros entraram no centro, desalojaram os estudantes que participavam em sua ocupação e detiveram 57, que no fechamento desta nota não tinham sido libertados, o que motivo o protesto do resto de seus colegas.




