Nesta terça-feira (15) aconteceu em frente ao prédio do Ed. Sede Matriz 3 da Caixa Econômica Federal, na Capital Federal, o pré-lançamento da campanha, organizada pelo Comitê Nacional em Defesa das empresas Públicas, o ato contra a tentativa do governo golpista/ilegítimo, Bolsonaro, de privatizar a CEF.
Contando com a participação dos trabalhadores da Caixa e representantes de outras empresas estatais, o ato foi organizado, além do Comitê Nacional em Defesa da Empresas Públicas, pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, conjuntamente com a Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoa da Caixa). A atividade teve como fundamento chamar atenção dos trabalhadores e a população em geral para os perigos da privatização das empresas estatais, que estão na mira do governo golpistas neoliberal, capacho dos países imperialistas, especialmente do norte-americano, que tentam a todo o custo entregar o patrimônio do povo brasileiro para os capitalistas e banqueiros nacionais e internacionais. Recentemente o secretário especial de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, durante a sua participação no Fórum de Investimentos Brasil, fez declarações que apontam no sentido de uma privatização em massa e pretende fazer isso o mais rápido possível acelerando o processo ao realizar diversas etapas das privatizações o mais rápido possível.
Na Caixa Econômica, os prepostos do governo golpista à frente do banco estão pavimentando o caminho para a sua privatização com a entrega da Lotex, seguradora, cartões, a transferência dos recursos do FGTS para os banqueiros privados, enxugamento do quadro funcional, fechamento de agências, etc.
O ato do lançamento da campanha em defesa da Caixa 100% estatal visa organizar uma gigantesca mobilização contra a política da direita golpista e em defesa das empresas estatais. Neste sentido é necessário, além da radicalização da luta através dos métodos tradicionais dos trabalhadores – greves, ocupações -, organizar uma ampla campanha contra a política de terra arrasada do governo para os trabalhadores em favorecimento aos tubarões capitalistas: Fora Bolsonaro e todos os golpistas, Eleições Gerais, Liberdade para Lula.