O Exército brasileiro, sua alta cúpula, mais uma vez demonstrou a sua face golpista. Nessa terça-feira, dia 9, o site da instituição divulgou uma matéria, publicada originalmente pelo jornal Valor, um dos principais porta-vozes dos capitalistas internacionais, na qual se comemora a possibilidade de prisão do ex-presidente Lula.
No texto, divulgado pelas forças armadas, há uma relação entre a prisão de Lula com o “bom humor” dos agentes financeiros internacionais. De acordo com a matéria, a condenação e a prisão de Lula é algo que irá agradar os grandes financistas e especuladores estrangeiros, “o mercado está em festa diz o texto”, abrindo caminho para que a política de “reformas”, de corte de investimentos públicos e de ataques aos direitos dos trabalhadores seja feita de maneira ampla e sem qualquer empecilho.
Ainda de acordo com o texto, a “grande expectativa dos mercados” é a vitória de um candidato de centro-direita nas eleições de 2018, por isso a vibração dos abutres estrangeiros com a possibilidade de prisão do ex-presidente Lula.
Ao dar destaque para uma matéria favorável aos maiores lacaios e ladrões do patrimônio público brasileiro, que são os grandes banqueiros e especuladores estrangeiros, o Exército não só se revela abertamente golpista, como inclusive uma instituição, ao menos seus principais setores, seu comando, totalmente anti-nacionalista, voltada para atender os interesses daqueles que estão roubando todo o patrimônio brasileiro, um exército vende-pátria, conchavado com os piores inimigos do povo brasileiro, os monopólios imperialistas.
É preciso deixar claro que essa atitude das forças armadas é mais uma ameaça contra todo o povo brasileiro, ao se posicionar ao lado do imperialismo, dos donos do golpe, o exército se coloca contra o povo e todos os seus direitos. Esse posicionamento contra Lula é mais um indício, dentre os inúmeros que houveram nos últimos meses, de que os chefes militares estão preparando o golpe militar.
Na última semana, uma denúncia tornou público que as forças armadas estão espionando 87 organizações da Frente Brasil Popular. Uma ação ilegal e arbitrária, típica de um regime ditatorial. Nos últimos meses diversos exercícios militares, além de várias intervenções das forças armadas na ruas das principais cidades do paí, passaram a colocar toda a população sob ameaça desse aparato extremamente repressor e violento do estado.
É preciso denunciar o caráter golpista do exército, a constante ameaça e perseguição do seu alto comando contra o povo e suas organizações, e não se intimidar. Denunciar o golpe militar e no próximo dia 24 organizar caravanas de todo o país, de todas as regiões para ocupar Porto Alegre e impedir a condenação de Lula.