Na edição de ontem do colunistas ao vivo do dia, o companheiro Rafael Dantas abordou como tema a importância de se ocupar Porto Alegre contra a condenação e a prisão de Luiz Inácio da Silva no próximo dia 24/01/2018.
“Há Treze dias do julgamento de Lula em Porto Alegre, nunca é demais lembrar sobre a importância desse fato para o futuro da política nacional. Tal como aconteceu um pouco antes do impeachment, a possibilidade da condenação e da prisão de Lula, pode não parecer evidente a primeira vista, mas tal como aconteceu com o impeachment, o plano da direita para levar a situação ao desfecho que se deu, a impressão que isso não aconteceria, mas aconteceu foi de fundamental importância para o resultado que nós já conhecemos.
A possibilidade de eleições esse ano, não foi totalmente descartada de antemão. A burguesia joga com essa possibilidade tendo em vista que, milhares de brasileiros têm essa ilusão que a crise que se deu por conta do golpe, seja superada com o pleito em Outubro desse ano. Não se trata apenas de impedir a participação de Lula nas eleições, que seriam uma fraude. Mas há também a questão de que o ex-presidente é o candidato que lidera as pesquisas e tem esmagador apoio popular, mas, também, pelo fato de dar início a uma caça ás bruxas.
As possibilidades de eleiç˜oes seriam uma válvula de escape para um regime que está se endurecendo. Caso a direita consiga uma vitória nas eleições, a direita teria total aval para avançar ainda mais na direção de um regime ditatorial. O ataque contra Lula, vai iniciar uma ofensiva contra as lideranças e as sua instituições populares, e não apenas se tratar de se manter no poder. Pode levar a uma paralisia total desses movimentos. Tudo isso caminha junto com a situação política, que a revelia das eleições, caminha com a ameaça de um golpe militar.
O Golpe que ameaça com a condenação e a prisão de Lula, fortalece a imposição de uma verdadeira ditadura contra todo o povo brasileiro. E nesse momento, todo o esforço se concentra no próximo dia 24/01/2018 no julgamento do ex-presidente vai enfrentar no TRF4. Todos aqueles que se opõe ao golpe de estado, contra todos aqueles que estão colocando em risco o modo de vida da esmagadora maioria da população, tem que estar presente em Porto Alegre, lutando na mesma barricada contra a prisão de Lula.
Dia 24/01/2018, todos em Porto Alegre numa só voz contra a condenação e prisão de Lula, contra os golpistas e contra o golpe militar.”
O programa Análise política da semana vai ao ar pelo Canal da Causa Operária TV a COTV no Youtube, todos os dias sempre ao 12:00. Se inscreva em nosso canal do Youtube e seja um dos já mais de 14 mil inscritos que estão fortalecendo a luta por uma TV que fique 24 horas no ar e faça frente ao monopólio da imprensa capitalista, imperialista e golpista do Brasil. E contribua também com a nossa Vakinha online com o quanto quiser e o quanto puder.
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/contribua-com-a-causa-operaria-tv-novembro-dezembro