Tentativa fracassada de invasão: capacho dos norte-americanos, Guaidó é criticado por vice-presidente dos EUA

Da redação – O “presidente” autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, foi duramente criticado pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence. Funcionário do imperialismo norte-americano, Guaidó não conseguiu até agora seu objetivo.

O fascista venezuelano havia prometido a adesão ao processo golpistas da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB), que se mostra fiel ao governo legítimo de Nicolás Maduro. Além disso, Guaidó não conseguiu realizar a farsa encenada no dia 23/02, quando a direita se organizou para invadir a Venezuela com suposta “ajuda humanitária”.

A informação foi divulgada pelo jornal argentino “La Política Online” e pelo jornal brasileiro 247. Pence teria reprovado Guaidó na última reunião do Grupo de Lima, que ocorreu em Bogotá (Colômbia) na última segunda-feira (25).

Segundo a informação dos jornais, a direita venezuelana havia prometido que se a maioria dos países reconhecessem Guaidó como presidente legítimo, as Forças Armadas venezuelanas iriam rachar, e uma parte iria para o lado dos golpistas. E Guaidó havia afirmado como desintegrada a base social política de Maduro. Duas informações erradas que dificultaram o trabalho sujo do imperialismo.

O vice norte-americano também criticou o fato de ter havido pouco apoio dos milionários venezuelanos, que moram no exterior, especialmente nos EUA. O jornal 247 afirma, “esperava-se um aporte mais decidido de dinheiro para financiar a passagem de policiais, militares e políticos ao campo político de Guaidó. Até agora isto não ocorreu”.

Assista Conexão Caracas, exclusivo da Causa Operária TV, com os jornalistas Eduardo Vasco, em São Paulo, e Caio Clímaco, diretamente de Caracas.

 

Gostou do artigo? Faça uma doação!