Rui Costa Pimenta nasceu em 1957 em São Paulo. É neto de João Jorge da Costa Pimenta, fundador do Partido Comunista, em 1922, e um dos introdutores do trotskismo no Brasil.
Quando adolescente, viveu durante um ano na Inglaterra, onde teve seu primeiro contato com a literatura comunista. De volta ao Brasil, iniciou sua militância no movimento estudantil quando cursava Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Foi estudante da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde militou na Liberdade e Luta (Libelu), principal agrupamento estudantil trotskista.
Em 1979, participou do XXXI Congresso de Refundação da União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi também um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no ano seguinte, já militando na Causa Operária – surgida de uma ruptura da Organização Socialista Internacional (OSI) -, que tornou-se a mais combativa corrente interna do PT.
Desde seu início, em 1979, trabalhou na redação do Jornal Causa Operária. Em 1991, após uma forte campanha contrarrevolucionária por parte do setor majoritário do PT, Causa Operária foi expulsa do partido e, em 1995, constituiu-se como partido político, presidido por Rui Costa Pimenta.
Rui candidatou-se à presidência da República em quatro ocasiões: 2002, 2006, 2010 e 2014, sempre difundindo o programa revolucionário para os trabalhadores e fim de organizá-los na luta contra a burguesia. Autor de diversos livros, publicou “Está em marcha um golpe de Estado no Brasil?” em meio à investida golpista do imperialismo, que derrubou a presidenta eleita Dilma Rousseff em 2016.
Rui Costa Pimenta também é professor, tradutor e palestrante, sendo o mais notório analista político do País na atualidade e dirigente revolucionário trotskista, responsável pelo Jornal Causa Operária e pelo Diário Causa Operária.
Expediente
Editor-geral: Rui Costa Pimenta
Artigos e comentários toda semana