Na região sul do Brasil, o Partido da Causa Operária, tem crescido de forma exponencial. Um fator definitivo para esse crescimento foi através dos Comitês de Luta Contra o Golpe. Os Comitês nos três estados sulistas do Brasil agrupam centenas de pessoas das mais variadas instâncias, vão desde moradores de ocupação, até militantes de base de outros partidos de esquerda.
No país inteiro o PCO pretende lançar em torno de 400 candidatos entre governadores de estado, senado federal, deputados estaduais e federais. No sul não será diferente, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul o Partido vai lançar chapas de deputados a governadores nos 3 estados, ao teremos por volta de 60 candidatos em toda regional.
No Paraná o pré-candidato a governador do Estado será Adriano Teixeira, operário, trabalha com funilaria e pintura de autos, formado em História pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar campus de Paranavaí) concluído no ano de 2016. Encabeçando a chapa para deputado estadual está Feris Boabaid, servidor público, morador da cidade de Paranaguá.
Ao senado, o companheiro Roberto França, morador de Foz do Iguaçu, professor universitário na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) irá representar o Partido no Estado do Paraná. Serão também 5 candidatos a deputado federal e 6 estaduais. O principal candidato a deputado federal no estado teremos Diogo Furtado, Designer Gráfico, e já foi candidato à prefeitura de Curitiba nas últimas eleições.
Em Santa Catarina, a companheira Caroline Sant’Anna, está a frente da campanha do PCO ao governo do Estado. Seguida pelo pré-candidato ao senado Caetano Spadaro, mais 3 candidaturas a deputados federais e 10 estaduais. Caroline Sant´Anna mora em Blumenau mãe de dois filhos, faz parte do coletivo de mulheres Rosa Luxemburgo do PCO e é professora no ensino infantil.
Para deputado federal, encabeçando a chapa está Matheus Vetter, metalúrgico, faz parte da direção nacional do PCO. O cabeça de chapa dos deputados estaduais é Arthur Cesconetto, coordenador do Comitê Regional sul do partido.
No Rio Grande do Sul, quem irá representar o Partido como pré-candidato ao governo do Estado será Mário César Zettermann de Porto Alegre, e como vice o companheiro Francisco Sentineri, morador de Camaquã. Ao senado nosso pré-candidato será Paulo Pedra, seguido de 5 candidatos a deputados federal e 7 deputado estadual.
Todas essas candidaturas da regional, tem como objetivo central mobilizar e ampliar a campanha por Lula presidente. Denunciar de forma clara o golpe de Estado sofrido pelo PT em 2016. Deixar claro que é preciso uma gigantesca organização popular de rua para não apenas para a candidatura do ex-presidente Lula, como fortalecer e garantir que a mobilização dos trabalhadores, será de extrema importância para manter o governo do PT no poder.