Nem começou a campanha eleitoral, mas a censura já está em pleno vapor. A página do PCO SC foi suspensa no twitter, após denunciar a censura do partido nos atos do dia 09. Neste ato, o partido foi “convidado” a se retirar da manifestação pela PM por estar com uma faixa onde defendia a candidatura do Lula.
Em todos os atos do partido estão presentes faixas com as palavras de ordem que o partido defende, pelo fim da PM, contra o golpe de Estado, pelo fim da opressão das mulheres, dos negros, e principalmente por Lula Presidente. Nem a direita e nem a esquerda defendem de fato Lula Presidente.
Nada disso justifica a censura nas redes sociais, nos atos de rua, na imprensa em geral. Somos contra todo tipo de censura a quem quer que seja. Isso é absolutamente uma atitude ditatorial pelo estado e que infelizmente grande parte da esquerda defende, quando diz respeito à censura da direita, e não se dão conta que “pau que bate em Chico também bate em Francisco”.
Como sempre o PCO denuncia que ao aceitar a censura à direita, a esquerda dá oportunidade para que, com o mesmo critério ou não, a censura seja aplicada à esquerda. Uma pena, pois já começou a se virar contra a esquerda essa censura, e não irá parar por aí. Muitos ainda sofrerão os efeitos dessa “lei” arbitrária e antidemocrática.
Os atos do dia 09 de abril foram o primeiro do ano, após longo período de “descanso” da esquerda pequeno burguesa. Nesse ato não estava presente a palavra de ordem pela candidatura do Lula, nem mesmo o PT estava em evidência, o que mostra o caráter anti-PT e anti Lula presidente, por parte dos organizadores.
Os atos foram organizados por movimentos populares e centrais sindicais, entre elas a CUT, são contra a carestia, o aumento dos preços dos alimentos, contra a fome e o desemprego. Estas informações foram retiradas do site da CUT. Vê-se que não mencionam a candidatura do Lula, contrariando o que as pesquisas mostram, de que o povo em sua grande maioria quer Lula presidente. Nem mesmo a decisão do partido em lançar a candidatura do Lula.
Precisamos defender veemente o fim de qualquer tipo de censura, pois invariavelmente ela é utilizada com muita frequência contra a esquerda, movimentos sociais populares, sindicatos e partidos políticos alinhados com os trabalhadores e a população das periferias.
Trata-se da luta entre capital e trabalho, onde o capital está organizado no estado e o utiliza contra os trabalhadores. O estado é burguês e não defende nada dos trabalhadores, apenas fazem algumas concessões para acalmar a revolta dos trabalhadores.
Mesmo quando da censura ao blog do Monark, o PCO foi contra e explicou claramente que não se tratava de defender as idéias do Monark, apenas o direito dele expressar o que pensa. Fomos duramente criticados por isso. Agora a realidade prova que estávamos certos, o feitiço se voltou contra o feiticeiro, de novo, e de novo, e de novo.
E mesmo a esquerda “bem pensante” apoia direta ou indiretamente a censura, como por exemplo nos atos de São Paulo, nem o PCO e nem o PT puderam falar no palanque. Outra censura aplicada pela esquerda. Não aceitam controvérsias e recorrem ao cancelamento para impedir a expressão. Se isso é democracia, o que será a ditadura então?
A faixa Lula Presidente está sendo censurada no Twitter, nas ruas, e até mesmo pelos organizadores dos atos dos movimentos sociais e centrais sindicais que não expressam a vontade do povo. O povo quer Lula, mas a direita e os organizadores dos atos não querem, não permitem sua presença, física ou simbólica por meio de faixas e panfletos.
A censura nas redes sociais é ainda mais grave. Quatro ou cinco empresas privadas estrangeiras e imperialistas, com sede nos EUA controlam toda a internet no mundo e o que é postado. Um tremendo monopólio do imperialismo que só será usado para benefício dele. Algumas poucas concessões poderão ser dadas como um “cala boca”, que no final poderá ser censurado também, a gosto e revelia dos genocidas imperialistas.
Todo o controle do fluxo de informações que circulam nessas redes sociais, é para garantir que não seja criado nada contra o imperialismo, apenas a favor dele, como no caso recente do bloqueio da imprensa e do governo russo em todo o planeta. Querem calar a voz de todos que se insurgem contra o império do norte, EUA, Europa, Inglaterra, etc. Estão implantando uma verdadeira ditadura, não só através dos estados, mas também na internet e em todas as redes sociais. É um futuro sombrio que se desponta contra os trabalhadores, operários e a esquerda de modo geral, independente da posição oportunista que possam adotar.
Temos que avançar na luta contra todo tipo de censura, ela só favorece a direita e a extrema-direita, os trabalhadores e a população em geral, a base da pirâmide, é quem sempre perdem com isso. Pelo fim da censura. As diferenças e o contraditório devem se enfrentar cara a cara, combater o lado oposto no campo dos argumentos e não da proibição de sua expressão. Afinal se não se expressarem não saberemos que existem.