Há alguns meses, o Partido da Causa Operária vem se preparando para sua atuação nas eleições gerais deste ano. O primeiro passo, a realização de Conferências Estaduais em todos os estados do Brasil, foi cumprida. Agora, o PCO avança para a próxima etapa: a organização do XI Congresso Nacional do Partido.
Nas Conferências, os militantes da legenda indicaram os nomes dos pré-candidatos aos cargos majoritários e proporcionais, bem como elegeram os delegados que representarão cada região no Congresso. A partir disso, caravanas de todo o Brasil viajarão rumo a São Paulo para trazer os militantes dos 4 cantos do País para participar do evento.
“Os militantes estão se organizando a partir da Conferência Estadual. A Conferência Estadual elegeu os delegados, então são as primeiras pessoas que já estão confirmadas a comparecer ao Congresso. A partir daí, o pessoal está fazendo reuniões locais para organizar a caravana local ou as viagens para cá, como é o caso do pessoal do Norte”, explica João Vitor Dauzaker, militante e membro da Secretaria de Organização do PCO.
Na região Sul, Matheus Vetter, membro da Direção Nacional do PCO, concedeu ao DCO uma declaração acerca dos preparativos que estão sendo feitos para garantir a participação dos militantes da região no Congresso.
“Foram realizadas as Conferências em todos os estados do Sul neste último final de semana. Vamos lançar candidatos ao Governo do Estado, ao Senado, ao Congresso Nacional e à Assembleia Legislativa do Estado nos três estados. Para o Congresso, nós vamos tirar dois ônibus aqui da região: um do Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina, e outro do Paraná. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato comigo e se juntar à principal atividade de todo o ano”, disse Matheus, que pode ser contatado por meio do número (47) 99155-2525.
No PCO, todos têm direito à manifestação
Entretanto, seguindo a sua tradição profundamente democrática, o PCO não toma nenhuma decisão importante sem que a sua militância seja consultada e tenha a oportunidade de, efetivamente, votar para a aprovação ou não de determinada proposta. É um procedimento que, apesar de fundamental para o Partido que se propõe representar os interesses dos trabalhadores, foi abandonado pelo resto da esquerda brasileira.
É o que explica Antônio Carlos, membro da Direção Nacional do PCO, em entrevista exclusiva concedida ao Diário Causa Operária:
“O PCO é um Partido que realiza um amplo debate de suas posições junto à sua militância e inclusive de maneira pública, junto a outros setores do movimento operário. Vamos realizar nosso 11° Congresso em pouco mais de 40 anos de existência e, para tomarmos como exemplo, o PT realizou 7 congressos em um período de existência semelhantes, e o PCdoB, que reivindica seus 100 anos de existência, teria realizado 15 congressos nacionais.”
Ou seja, de cara, fica claro que a atividade organizada pelo PCO não possui o mesmo caráter das feitas por demais partidos do campo progressista no Brasil. A própria organização dos militantes em torno do Congresso demonstra isso. Afinal, todo trabalho de organização é feito justamente por militantes que dedicam sua mão de obra voluntária à causa da revolução socialista.
O financiamento também é militante
A grande maioria das organizações políticas no Brasil possuem financiamento direto ou indireto de empresas que simpatizam com sua atividade política ou até mesmo do próprio Estado. Entretanto, o PCO, seguindo sua orientação marxista, entende que isso representa um compromisso econômico com a empresa que, cedo ou tarde, se converte em uma arma política poderosa.
Nesse sentido, o Partido rejeita esse tipo de financiamento e, para garantir a realização de todas as suas atividades, realiza campanhas financeiras incansáveis. Agora, a militância do PCO está numa campanha financeira nacional para cobrir os custos do XI Congresso, desde os transportes das caravanas de todo o País até os gastos com a organização do evento. Cada militantes, filiado, simpatizante e até companheiros de outros partidos que apoiam a existência de um partido revolucionário e operário no Brasil são chamados a contribuir.
Para que tenham sucesso, todas as campanhas do Partido dependem, consequentemente, do apoio dos simpatizantes que, convencidos da política acertada do PCO, escolhem financiar a luta pelo socialismo no Brasil.
Campanhas financeiras não são novidades para quem é militante. Os comitês de luta, por exemplo, dos quais fazem parte companheiros de diversas organizações, estão realizando a ação entre amigos “Vai pra Cuba”, como maneira de sustentar a campanha de rua de luta contra o golpe e agora por Lula presidente.
A campanha está sorteando duas passagens para Cuba – para o ganhador e um acompanhante – com estadia paga pelos Comitês de Luta por uma semana. Para participar, é só acessar este link.
Participe do XI Congresso Nacional do PCO!
Os motores da PCO estão a todo vapor. Sua militância se encontra no meio de uma enorme campanha pela realização do XI Congresso Nacional do Partido, que ocorrerá dos dias 11 a 14 de agosto em São Paulo capital.
Logo, ainda dá tempo de participar da organização da atividade e do próprio Congresso junto aos militantes da legenda. Toda ajuda é bem-vinda, pois é de pouco em pouco que se constrói um grande movimento capaz de travar as lutas mais importantes dos trabalhadores no momento: a luta contra a ditadura do STF e por Lula presidente.
Acesse este link para mais informações! Caso tenha dúvidas e/ou queira participar da atividade, entre agora mesmo em contato com o número (11) 99741-0436.