“Desculpa aí, candidato, mas você está mais perto de ser burguês e branco que eu. Dá uma olhadinha na declaração de bens sua e minha, por favor. E quem recebe salário do PSB não é trabalhador, viu? Sorte a sua que o PCO não processa ninguém por fake news.”
Disse o candidato ao governo de Pernambuco pelo Partido da Causa Operária, Ubiracy, famoso “Bira” em sua região. Não conformado com a presunção do candidato em dizer que é a única candaditura negra e operária do estado de Pernambuco, Bira responde em sua rede social que não recebe dinheiro de burguês imperialista e é mais negro que Jones na escala colorista identitária do PCB.
Ubiracy Olímpio da Silva, “Bira”, tem 52 anos e é operador de dg (telecomunicações). Trabalhando como ligador de linhas telefônicas, foi demitido em consequência da privatização da TELPE. Hoje sobrevive fazendo pequenos serviços como representante comercial. É autor do livro de poesia “Solidão das palavras” e coautor em mais de dez antologias e coleções de poemas. Participou da luta contra o golpe que derrubou Dilma Rousseff e ingressou no PCO em 2017, durante a luta pela liberdade de Lula. Foi candidato à prefeitura de Jaboatão dos Guararapes em 2020 e participou das mobilizações pelo Fora Collor. Integra o Coletivo de Negros João Cândido. É o candidato a governador de Pernambuco, com Lula presidente, por um governo dos trabalhadores.