Na manhã desta quarta-feira (07), bolsonaristas realizaram um ato em comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil em Brasília, com a presença do presidente ilegítimo Jair Bolsonaro.
O ato foi uma demonstração de força do mandatário, pois contou com desfile militar e outras atrações ─ como é de praxe nesta data ─ e também com um público considerável, alguns de seus mais fiéis apoiadores, sendo uma espécie de comício eleitoral.
Porém, por trás da fachada “patriótica”, pode-se ver o verdadeiro sentimento “nacionalista” dos bolsonaristas.
Faixas com inscrições me inglês foram vistas sendo seguradas pelos manifestantes. Uma das frases dizia: “President Bolsonaro: use the Brazilian Armed Forces and dismiss the ministers of the STF (Supreme Federal Court).” Outra pedia: “President: activate the armed forces and make democratic intervention.”
Tratam-se de manifestações abertamente pró-imperialistas e entreguistas. Qual o idioma falado no Brasil? O inglês? Não, o inglês é o idioma que entendem as forças armadas dos EUA. Claramente são mensagens direcionadas aos norte-americanos para que eles intervenham no Brasil.
Esse tipo de manifestação, com faixas e cartazes em inglês, já havia sido visto durante os protestos golpistas pelo impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, entre 2015 e 2016. Ficou claro, na ocasião, que se tratava de um golpe montado pelo imperialismo norte-americano.
Desta vez, no dia da Independência nacional, os bolsonaristas provam novamente que nada têm de nacionalistas, que não buscam a independência do Brasil, mas sim a sua submissão a uma potência estrangeira, os Estados Unidos.