Nesta quarta-feira (10), o YouTube removeu 15 vídeos da TV247, canal do jornal Brasil247, do ar. A decisão se deu, segundo o próprio jornal, em decorrência da “prática de discurso de ódio”.
Confira reportagem publicada no site da Brasil 247:
A TV 247 foi surpreendida nesta quarta-feira pela remoção de pelo menos 15 de seus vídeos do Youtube, pela prática de suposto “discurso de ódio”. A remoção dos vídeos constitui censura e grave ataque à liberdade de expressão. Especialmente porque a essência do trabalho da TV 247, formada por alguns dos mais renomados jornalistas profissionais do Brasil, é justamente o combate ao discurso de ódio e ao fascismo.
Integram a equipe da TV 247, comandada pelos jornalistas Leonardo Attuch e Gisele Federicce, nomes consagrados do jornalismo brasileiro como Tereza Cruvinel, Paulo Moreira Leite, Alex Solnik, Rodrigo Vianna, Joaquim de Carvalho, Hildegard Angel, Florestan Fernandes Júnior, Helena Chagas, Mário Vitor Santos, Gustavo Conde e Aquiles Lins, entre muitos outros. O conselho editorial reúne alguns dos maiores intelectuais e juristas do Brasil, como Celso Antônio Bandeira de Mello, Marco Aurélio de Carvalho, Carol Proner e Celso Amorim.
A remoção arbitrária de conteúdo constitui um gravíssimo caso de censura, às vésperas das eleições presidenciais, e todas as medidas judiciais serão adotadas.
Além disso, o jornal publicou uma lista dos vídeos que foram derrubados, a grande maioria sendo acerca da facada que Bolsonaro levou durante as eleições de 2018.