A campanha eleitoral de Lula ainda nem começou, mas a campanha do boicote por parte da impressa golpista já esta a todo vapor, aliás nunca cessou, desde os idos anos 80. Porém, em ano eleitoral e com Lula como flanco favorito a impressa golpista, ou PIG, para os íntimos será a mais agressiva e de baixo nível.
Nesse momento a impressa faz críticas a qualquer coisa que saia da boca de Lula, o que ele falou sobre a Ucrânia na Times foi prato cheio para o Jornal Estado de São Paulo, que diz que ele falou besteira ao criticar o fantoche que preside àquele país. Segundo o jornal golpista o autocrata russo é o único culpado pela guerra, e Zelensky um anjo que protege o seu país.
Ainda segundo o jornal nenhum líder de um país democrático apoiou Putin e sua invasão, obviamente já julgam que o Brasil vive sob uma ditadura, pois o seu amado presidente não é lá um dos maiores críticos de Putin.
Não existe lógica ou fundo de verdade nas críticas da impressa ao posicionamento de Lula sobre a situação na Ucrânia, um dos objetivos principais é mostrar a Lula qual deve ser o discurso que ele deve adotar em relação a política internacional ou mesmo como ele deve fazer uma simples receita de bolo.
Claro, eles não querem que Lula e o PT voltem ao governo, anos luz de distância disso, o que na realidade querem é tornar sua campanha morna, sem sal, igual a de todos, de forma que nada do ele fale possa polarizar a campanha eleitoral e assim trazer boa parcela do povo para seu lado.
Mas se por uma infelicidade imensa o “Sapo Barbudo” colocar os pés na rampa que da acesso ao palácio do Planalto que ele fique preso a seus compromissos de campanha, que ela, a burguesia propôs.
Ou seja, não pode falar de revogar reforma trabalhista, que eles dizem que ajudou a diminuir do desemprego, não pode falar de revogar a reforma da previdência, estatizar a Petrobras então, nem em sonho.
A impressa burguesa sabe que isso não é possível, mas sabem também que aqueles que estão a volta de Lula são bem mais susceptíveis a pressão, principalmente os oportunistas de plantão dentro do próprio PT.
Outro objetivo em deixar a campanha de Lula o mais fria possível e eleger a terceira via, ou seja, o candidato dos capitalistas nacionais e internacionais, principalmente no caso, o segundo.
Evitando a polarização o candidato da direita terá mais chances de convencer parte da população de que o novo é o novo e quando o povo se der conta terá elegido o velho.
Pouco tempo passará daqui até a eleição, e o PT praticamente não começou a campanha, e o que temos até o momento é o estrondoso fracasso o ato do dia 1º de maio, onde o grosso da classe operária, aquela que esta no chão de fabrica não compareceu, alias nem a pelegada dos sindicatos compareceu.
Lula e PT precisam estar cientes que sem mobilizar o povo não haverá chance de vencer o aparato que o sistema tem montado contra sua candidatura.
Lembremos de que em 2018 o colocaram na cadeia para que Bolsonaro fosse eleito, podemos ter certeza de que vão fazer coisa bem pior agora, a caixa de maldades da burguesia tem muitas ferramentas, e todas as necessárias serão usadas para evitar que Lula chegue a presidência.
A campanha eleitoral está sendo montada como uma corrida de obstáculos, e cada um será mais duro que o outro, a esquerda que realmente quer Lula na presidência não pode confiar em nenhum órgão do sistema dito “democrático”, nem STF, TSE, OAB, ONU, Binden, Cruz Vermelha ou a cavalaria americana.
A era das ilusões já deveria ter acabado para o PT, que sentiu na própria pele o que acontece com quem acredita nesses contos da carochinha.
As propostas para o povo devem ir de encontro as suas necessidades básicas, fome, desemprego, saúde, terra e educação, é isso o que importa para o povo, o resto é conversa para boi dormir.
Agora é arregaçar as mangas e radicalizar sim.