Na madrugada de ontem (3) para hoje (4), um índio Pataxó foi mais uma vítima de pistoleiros. O caso aconteceu na retomada Alegria Nova, ao lado do Vale do Rio Cahy, no território Comexatibá, em Prado (BA).
“Os índios tinham acabado de retomar sua área e foram perseguidos e assassinados pelo latifúndio. Outro está no hospital gravemente ferido e um desaparecido”, comentou o companheiro Renato Farac, que acompanha a situação dos índios de perto, em sua conta no Twitter.
A área de retomada vinha sendo constantemente ameaçada por pistoleiros e policiais militares. E na madrugada deste domingo (04/09) um forte ataque resultou na execução de Pablo Yuri da Conceição Cruz, de apenas 14 anos, e Gustavo da Silva da Conceição, que foi ferido e socorido, mas acabou morrendo no hospital.
Os latifundiários estão organizando milícias através da Casarão Brasil, onde latifundiários se reunem e contratam pistoleiros e a polícia militar para atacar as retomadas indígenas.