Após assembleia na noite desta segunda-feira (23), trabalhadores da CPTM aprovaram greve por tempo indeterminado. Respondendo aos crescentes ataques por parte de Bolsonaro e Dória, esta é a segunda paralisação da categoria em menos de dois meses.
Frente à paralisação, a SPTrans acionou o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) desde as 4h entre as estações Jd. Romano e Tatuapé.
Atualmente, a greve afeta somente as linhas 11, 12 e 13, que atendem mais de meio milhão de pessoas. Todavia, por decisão reacionária do desembargador Rafael E. Pugliese Ribeiro, os grevistas devem manter 70% dos trens funcionando nos períodos de 5h às 9h da manhã e das 17h às 20h. No resto do dia, esta taxa cai para 50%.
Como de se esperar, a imprensa burguesa já iniciou sua campanha contra a mobilização dos trabalhadores da CPTM, tentando criar a imagem de que a greve atrapalha a vida de todos os brasileiros. Entretanto, é uma vitória da categoria que, indubitavelmente, deve ser ampliada para todas as linhas de metrô. Além do mais, deve ser praticada nas ruas, por meio da luta pelo Fora Bolsonaro e por Lula Presidente até a queda de todos os golpistas.