A Associação dos Povos Yanomami do Estado de Roraima emitiu nota de repúdio a indicação do Major do Exército do Rio de Janeiro, Francisco Dias Nascimento Filho, como o novo coordenador do DSEI – Distrito Sanitário Especial Indígena – para o estado de Roraima. A nomeação foi dada pela indígena bolsonarista Silvia Waiãpi apresentada como um um avanço, mas é uma espécie de “capitão-do-mato” dos indígenas.
Silvia foi colocada na Secretária Especial de Saúde Indígena (SESAI) com a intenção de destruir a Sesai, pois essa é a vontade de Bolsonaro e do atual ministro da Saúde, o representante dos latifundiários, Luiz Eduardo Mandetta. Veja abaixo a nota de repúdio do povo Yanomami:
NOTA DE REPUDIO
Nós Yanomami fomos surpreendido pela indicação da Secretária Especial de Saúde Indígena – SESAI, Silvia Waiãpi que indicou o Major do exército do Rio de janeiro, Francisco Dias Nascimento Filho, para o cargo de Coordenado Distrital de Saúde – DSEI YANOMAMI, que já tramita pelo sistema SEI. Sabemos que se de tratar de um cargo de livre nomeação e exoneração atribuída ao chefe do poder executivo.
O povo Yanomami não foi consultado sobre a sua possível indicação, e não houve nenhum respeito pela parte dela e do governo com a população Yanomami, apesar dela ser indígena.
Domingo retrasado 16/06/2019 no fantástico passou a reportagem que relatava sobre saúde indígena, o Ministro de Saúde Luíz Henrique Mandetta deu uma entrevista falando “Não temos intenção nenhuma de fazer mudanças sem a participação de nenhum deles”, mas na pratica não houve o diálogo com a população Yanomami. Lembrando que no mês de Maio todas associações em conjunto fizemos uma carta convidando a Sr Silvia para dialogar sobre a Saúde Yanomami, mas não tivemos nenhuma resposta. Por isso não aceitamos a indicação dela. Portando povo Yanomami decidiu continuar com o atual Coordenador do DSEI YANOMAMI (Rousicler de Jesus Oliveira)